AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO FINANCEIRA PARA A OTIMIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)

Autores

  • Diego José Casagrande Especialista em Gestão Empresarial pela FGV – Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.10

Palavras-chave:

Ferramentas administrativas, Gestão financeira, Micro e Pequena Empresa

Resumo

Diante do alto nível de competitividade imposto pela atuação dos contextos estratégico e econômico, a adoção de ferramentas administrativas eficazes tornou-se algo indispensável a fim de otimizar e o controlar as atividades empresariais. Ao enfatizar o universo de atuação que engloba as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), verifica-se que o delineamento e a implantação de mecanismos gerenciais devidamente consolidados são fundamentais para a manutenção e a eficácia desses empreendimentos. Diante deste cenário, o objetivo central deste artigo é apresentar as principais contribuições do planejamento e da gestão financeira para a otimização e o controle das atividades e processos das MPEs. Deste modo, buscou-se compreender o viés analítico conceitual das finanças e incorporá-lo à vertente dos micro e pequenos empreendedores. O trabalho em questão foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e, através do referencial teórico obtido, considerou-se que o gerenciamento adequado dos recursos financeiros é uma condição primordial para a sobrevivência das MPEs.

Publicado

20/12/2018

Como Citar

Casagrande, D. J. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO FINANCEIRA PARA A OTIMIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs). SITEFA, 1(1), 361–375. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.10

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Finanças corporativas

Métricas