DESGATE EM BARRAMENTO EM UM TORNO CONVENCIONAL, MODELO NARDINI MS 205

estudo de caso em uma empresa de Sertãozinho-SP-Brasil

Autores

  • Jefferson Kleber de Aquino Estudante do curso superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0003-0817-1341
  • Maria Aparecida Bovério Pós-Doutorado em Educação (UNESP-Rio Claro), Doutorado, Mestrado e Especialização em Educação (UNESPAraraquara), Bacharel em Letras (Centro Universitário Moura Lacerda-Ribeirão Preto). Docente e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) - Câmpus de Sertãozinho e Jaboticabal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação Superior (GEPES) do Departamento de Educação da UNESP, Câmpus de Rio Claro, vinculado ao CNPq
  • Dejaime Pereira da Silva Engenheiro Eletricista pela Universidade de Araraquara (UNIARA), Master in Business Administration (MBA) - Gestão Empresarial pela Faculdade de Monte Alto-SP, Engenheiro de Manutenção - Maintenance Engineer na HUTCHINSON Brasil Automotive Ltda (HBA), Departamento Manutenção - Industry II - Maintenance Department https://orcid.org/0000-0001-6100-5647

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.150

Palavras-chave:

Torno., Barramento, Desgaste, Retificação, Manutenção

Resumo

O barramento de um torno é o componente essencial da máquina, pois é através dele que se obtém o deslocamento do carro principal, o cabeçote móvel e outros componentes de acordo com o tipo de usinagem a ser feito. Com esse deslocamento do carro principal e o cabeçote móvel ocorre um atrito entre o barramento e eles que, com o tempo, se não for realizada a manutenção preventiva corretamente, ocorrerá um grave desgaste, diminuindo a vida útil e causando imperfeições nas peças usinadas. Para realização desse trabalho, foi feita uma pesquisa de revisão bibliográfica e um estudo de caso, por meio de uma análise em um torno da marca Nardini modelo MS 205 dentro de uma empresa na cidade de Sertãozinho-SP, pois com o tempo ocorreu o desgaste no barramento próximo a placa e, como consequência, obteve-se alteração em medidas de uma peça usinada, assim como, mau acabamento. Para correção do desgaste, a realização da retificação foi fundamental, pois devolveu a precisão e prolongou a vida útil do barramento. Concluiu-se que a manutenção preventiva é essencial no torno, pois evita gastos abusivos e garante melhor funcionamento e período de trabalho do torno.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Aquino, J. K. de, Bovério, M. A., & Silva, D. P. da. (2021). DESGATE EM BARRAMENTO EM UM TORNO CONVENCIONAL, MODELO NARDINI MS 205: estudo de caso em uma empresa de Sertãozinho-SP-Brasil. SITEFA, 4(1), 116–127. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.150

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