O IMPACTO DA COVID-19 NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS EMPRESAS

estudo multicasos em três empresas

Autores

  • Matheus Henrique da Silva Novaes Estudante do Curso de MBA em Marketing – PECEGE/ ESALQ – Universidade de São Paulo – Piracicaba – S.P. – Brasil
  • Gustavo Barbieri Lima Prof. Ms. do PECEGE/ ESALQ – Universidade de São Paulo – Piracicaba – S.P. – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.167

Palavras-chave:

Marketing Digital, Mídias Sociais, Estratégia, Covid-19

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é investigar se os impactos sofridos pelos negócios, especificamente das empresas ALPHA, BETA e GAMA, devido à pandemia do Covid-19, resultou em um direcionamento maior para as estratégias de marketing digital, assim como analisar quais foram as principais ferramentas digitais utilizadas. Utilizou-se o método de estudo multi-caso para se analisar as empresas ALPHA, BETA e GAMA no que tange à utilização do marketing digital. Os principais resultados apontam que: (a) as empresas analisadas, durante a pandemia, investiram mais em marketing digital, redes sociais e e-commerce para alavancarem seus negócios, os quais trouxeram resultados positivos para estas empresas; (b) as estratégias de marketing digital têm melhor custo benefício em relação as realizadas pelo marketing tradicional; (c) por meio dos veículos de comunicação na Internet – mídias digitais –, é possível gerar um relacionamento mais próximo e duradouro entre a marca e o seu público-alvo; (d) à medida que a estratégia de marketing passa do tradicional para o digital, muitos clientes e potenciais clientes começaram a participar da promoção das marcas das empresas e a interagir com as marcas por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, etc). 

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Novaes, M. H. da S., & Lima, G. B. (2021). O IMPACTO DA COVID-19 NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS EMPRESAS: estudo multicasos em três empresas. SITEFA, 4(1), 274–284. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.167

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional

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