EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: análise das metodologias utilizadas em sala de aula

analysis of methodologies used in the classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v6i1.241

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Educação. Interdisciplinaridade. Transversalidade.

Resumo

Essa obra visa analisar quais são as metodologias usadas pelos professores para efetuar a temática do meio ambiente em suas aulas. O procedimento metodológico é baseado na revisão bibliográfica, além da pesquisa de campo, que foi realizada por meio de questionário direcionado a professores e alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais no município de Mogi das Cruzes. Os resultados encontrados mostram que: os profissionais que tratam da temática ambiental, tratam do assunto com iniciativas individuais na maioria das vezes desprovidas de fundamentação teórica e metodológica; apenas tentam reproduzir o discurso midiático e empresarial; têm uma percepção de que a Educação Ambiental é apenas uma transmissão de conscientização sobre a degradação do meio ambiente. Sugere-se que trabalhos futuros, incluam análises e outros tipos de pesquisas, a fim de possibilitar um maior delineamento do perfil dos entrevistados.

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Publicado

11/12/2023

Como Citar

Barros, L. de J., & Tomé, T. M. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: análise das metodologias utilizadas em sala de aula: analysis of methodologies used in the classroom. SITEFA, 6(1), e613. https://doi.org/10.33635/sitefa.v6i1.241

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