PREFERÊNCIA DE INVESTIMENTO DOS ALUNOS DA FATEC RIBEIRÃO PRETO: análise de fatores influenciadores e implicações para a educação financeira

Autores

  • Luiz Felipe Dias Fernandes Fatec Ribeirão Preto Autor
  • Marcos Vinicius Gonçalves Fatec Ribeirão Preto Autor
  • Isabel Cristina Rodrigues Fatec Ribeirão Preto Autor

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.365

Palavras-chave:

educação financeira; investimentos; tesouro direto; poupança; comportamento financeiro.

Resumo

No contexto econômico brasileiro, a escolha da forma de investimento desempenha um papel crucial na construção da segurança financeira e no alcance de objetivos de longo prazo. Apesar da disponibilidade de opções mais rentáveis e acessíveis, como o Tesouro Direto, a Poupança continua sendo a modalidade mais utilizada por grande parte da população. Tal cenário levanta questionamentos sobre o nível de conhecimento financeiro, a percepção de risco e os hábitos culturais que influenciam essa preferência. Considerando esse panorama, o presente estudo busca compreender quais fatores orientam as decisões de investimento dos alunos da Fatec Ribeirão Preto ao escolherem entre Tesouro Direto e Poupança. São observados elementos como idade, renda, nível acadêmico, estado civil e experiência prévia com investimentos, de forma a identificar padrões de comportamento e possíveis lacunas de conhecimento. A análise também discute como aspectos psicológicos, como a busca por segurança, a familiaridade com determinado produto financeiro e a aversão ao risco, moldam essas escolhas. Constatou-se que conhecer em profundidade o perfil e as motivações dos estudantes é essencial para criar estratégias de educação financeira mais assertivas, capazes de estimular escolhas de investimento conscientes, sustentáveis e alinhadas à construção de resultados econômicos sólidos no longo prazo.

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Publicado

11/11/2025

Como Citar

Luiz Felipe Dias Fernandes, Marcos Vinicius Gonçalves, & Isabel Cristina Rodrigues. (2025). PREFERÊNCIA DE INVESTIMENTO DOS ALUNOS DA FATEC RIBEIRÃO PRETO: análise de fatores influenciadores e implicações para a educação financeira. SITEFA, 8(1), 04. https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.365