MARKETING: conceitos e aplicabilidades

Autores

  • Anna Clara Oliveira Rodrigues Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Diogo Wesley da Silva Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Júlia Silva Mota Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Regys Miguel Costa Barbosa Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Fabio Takahashi Fujinami Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.377

Palavras-chave:

marketing; valor; marca.

Resumo

 

O termo Marketing é muito utilizado no segmento de negócios no Brasil, contudo ele se origina do inglês que traduzido seria “mercadologia”. Entretanto, o conceito de Marketing significa mais do que isso, é a ação no mercado, algo mais dinâmico do que a tradução apresenta. No entanto, o significado apresentado pela American Marketing Association descreve o marketing como sendo uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, parceiros e a sociedade no geral. Dessa forma, buscaremos relacionar o marketing utilizado pelas empresas e a forma que ele as impulsione no mercado, visto que a utilização de tal ferramenta é necessária dentro de uma empresa.  Chief Executive Officer, ou (CEO’s) - diretor-presidente - Reconhecem que o marketing desempenha um papel fundamental na criação de marcas sólidas e na fidelização de clientes leais, ativos e intangíveis, que agregam significativamente ao valor de uma empresa. Com base nesse estudo, poderemos concluir como foi o resultado de uma boa e uma má campanha de marketing feita pelas marcas e assim admitir o poder de influência dessas campanhas no público consumidor.

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Publicado

11/11/2025

Como Citar

RODRIGUES, A. C. O., SILVA, D. W. da, MOTA, J. S., BARBOSA, R. M. C., & FUJINAMI, F. T. (2025). MARKETING: conceitos e aplicabilidades. SITEFA, 8(1), 14. https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.377