O QUE A RED BULL PODE NOS DIZER SOBRE VISÃO DE OPORTUNIDADES NO EMPREENDEDORISMO
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.379Palavras-chave:
red bull; esportes radicais; energético; marketing; posicionamento.Resumo
Esse trabalho teve o objetivo de pesquisar sobre as oportunidades de empreendedorismo. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre o produto RED BULL. Durante uma viagem de negócios na Tailândia o empresário Dietrich Mateschitz estava com muito sono devido ao fuso horário, este problema é chamado de jetlag. Foi aí que ele experimentou uma bebida local chamada krating daeng, que melhorou o seu problema com jetlag. Então ele teve a ideia de um negócio e, junto com o fabricante da bebida desembolsaram 1 milhão de dólares para fundar a Red Bull GmbH, em 1984. A empresa foi lançada nos mercados em 1 de abril de 1987, na Áustria, juntamente com a abertura da empresa nasceu um novo mercado de bebidas energéticas. Durante o período de 1984 até 1987 Dietrich Mateschitz ficou trabalhando na fórmula do produto e, foi então, que nasceu o Red Bull, ele também trabalhou em como seria o posicionamento da marca, a embalagem e marketing. O Red Bull foi inicialmente proibido na Alemanha, ganhando a reputação de uma marca fora da lei, ganhando assim espaço com os jovens da época. A produção do Red Bull é terceirizada, assim a empresa pode focar totalmente em marketing e em seus projetos para poder vender ‘‘asas’’ ao invés de energético, a marca sempre é vista em esportes radicais e contém seus próprios times e eventos de esportes radicais, tendo até duas equipes na fórmula 1, além de sempre estarem tentando quebrar recordes e transmitirem tudo como fizeram quando quebraram a barreira do som em 2012, com Felix Baumgartner, isso faz com que a marca seja muito mais do que um simples energético.
