HYDROATIVA: análise estratégica para criação da empresa no mercado de hidroponia e aquaponia
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.380Palavras-chave:
hidroponia; planejamento; novos negócios.Resumo
Este trabalho tem como objetivo fornecer uma proposta e a criação de um negócio voltado para a produção sustentável de alimentos por meio da integração de sistemas de aquaponia e hidroponia com auxílio de tecnologias de monitoramento acessíveis baseadas em IA. A ideia surgiu da análise de problemas relativos ao desperdício de recurso natural e à procura de sistemas de cultivo mais eficientes e econômicos. Ao longo do projeto, são discutidas suas origens, além dos aspectos ambientais e econômicos positivos dos sistemas e a viabilidade de implantação para pequenos e médios produtores, sendo uma boa alternativa tanto para serviços, se adaptados da maneira certa, quanto para venda. Estabelecimentos comerciais, como restaurantes e outros negócios gastronômicos, também figuram como clientes relevantes, pois podem demandar cultivo próprio de verduras e temperos hidropônicos. O público-alvo da HydroAtiva é formado, principalmente, por famílias de classe média e alta interessadas em hortas domésticas para autonomia alimentar, além de pessoas com pouco tempo disponível que valorizam alimentos caseiros de qualidade. O uso de sensores e um algoritmo simples permite um melhor controle das condições de cultivo, o que fará com se aproveite o melhor da água, dos nutrientes e da energia. Assim, o trabalho tem como intenção provar que sustentabilidade, empreendedorismo e marketing podem andar de mãos dadas em um modelo de negócios viável de criado e bem-sucedido.
