OS DESAFIOS DO CRM COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: o Caso ALPHA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.325

Keywords:

customer relationship management; gestão de relacionamento; regulamentação.

Abstract

O objetivo central da presente pesquisa é investigar os desafios que a área de CRM da empresa ALPHA enfrentará com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os impactos e benefícios, assim como de que forma a referida empresa precisará se adaptar e alterar as estratégias aplicadas, adaptando os processos e a utilização dos dados dos clientes para adequação a lei. Utilizou-se o método de estudo de caso (entrevistas semiestruturadas com Analista Jr de CRM; Coordenador de CRM; Especialista em Mídias Sociais; Gerente de CRM e análise documental) para se analisar a empresa ALPHA (empresa de serviços financeiros, especializada em benefícios, com sua sede em Barueri – SP.). Os principais resultados apontam que: (a) a empresa precisará estruturar uma boa plataforma de gestão de consentimento (o cliente deve consentir com o fornecimento e utilização dos seus dados), que será extremamente relevante referente às informações e mensagens o que os clientes querem receber; (b) um dos principais benefícios para a empresa é o conforto por estar dentro da lei e usando os dados de maneira segura e de forma mais eficiente e eficaz, o que poderá proporcionar resultados ou retornos melhores no direcionamento das campanhas de marketing.; (c)os profissionais de CRM deverão ser mais criativos, analíticos e inteligentes para poder desbanalizar o envio de comunicações de marketing; (d) a área terá que ter métodos e processos bem estruturados para garantir que a lei seja seguida.

Author Biography

  • Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP
    • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
    • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
    • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo.
    • MBA em Negócios Digitais e Inteligência Artificial – Pecege – ESALQ – Universidade de São Paulo (Em andamento).

    • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.

    • Mais de 20 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
    • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
    • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
    • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
    • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
    • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
    • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
    • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
    • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
    • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
    • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
    • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
    • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

Published

2025-09-12

How to Cite

Bállico Kosiur, C., & Lima, G. B. (2025). OS DESAFIOS DO CRM COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: o Caso ALPHA. INTERNATIONAL JOURNAL OF INOVATION IN MANAGEMENT AND INDUSTRY, 1(01), e010115. https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.325