O PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DO CONSUMIDOR EM UMA LOJA DE ROUPAS CASUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.327

Palavras-chave:

comportamento do consumidor; consumo; varejo; segmento de moda.

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é compreender o comportamento de compra de consumidoras de uma loja de roupas casuais, localizada no interior do estado de Minas Gerais, assim como investigar o nível de satisfação das clientes com a loja (localização, infraestrutura, atendimento etc.). Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória. Para o desenvolvimento da mesma, realizaram-se 06 entrevistas com clientes da referida loja, seguindo-se um roteiro de entrevista semiestruturado, contendo 19 questões. Os principais resultados apontam que: as consumidoras entrevistadas seguem os perfis de lojas para acompanhar o que está na moda e o que tem sido usado, mas não seguem exatamente as últimas tendências, comprando de acordo com o que gostam e suas necessidades; todas as entrevistadas valorizam a comodidade das compras pela internet, mas a maioria ainda prefere a compra na loja física, o que não deixa de ser muito importante estar presente nas redes sociais, acompanhado o que está acontecendo e também postando as novidades, uma vez que as consumidoras têm o hábito de visualizar as roupas divulgadas na Internet e ir até a loja para experimentar e comprar; na maioria das respostas, as compras de roupas e acessórios acontecem por impulso e muitas vezes as consumidoras não vão às compras com um modelo pré-definido; em relação às perguntas específicas sobre a loja, as consumidoras gostam muito do estilo de roupa oferecido e as consideram lindas, mas não inovadoras e diferenciadas; um estilo mais básico e casual.

Biografia do Autor

  • Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP
    • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
    • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
    • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo.
    • MBA em Negócios Digitais e Inteligência Artificial – Pecege – ESALQ – Universidade de São Paulo (Em andamento).

    • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
    • Mais de 20 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
    • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
    • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
    • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
    • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
    • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
    • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
    • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
    • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
    • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
    • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
    • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
    • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Lamartine de Souza, J., & Lima, G. B. (2025). O PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DO CONSUMIDOR EM UMA LOJA DE ROUPAS CASUAIS. INTERNATIONAL JOURNAL OF INOVATION IN MANAGEMENT AND INDUSTRY, 1(01), e010117. https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.327