ENSAIOS DE TEMPERABILIDADE DOS AÇOS 8640, 4140 E 4340

Autores

  • Alex Silva Pereira Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Douglas Tadeu da Silva Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Profa. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Omar Maluf Prof. Pós-Dr. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Antônio Carlos Muniz Ventura Júnior Prof. Esp./mestrando da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.124

Palavras-chave:

Ensaio Jominy. Tratamento Térmico. Temperabilidade. Dureza. Microestrutura., Ensaio Jominy, Tratamento térmico, Temperabilidade, Dureza, Microestrutura

Resumo

O trabalho terá por finalidade analisar a estrutura e características dos aços AISI 4140, AISI 4340 e AISI 8640 quando temperados em diferentes faixas de temperatura. Após serem ensaiados termicamente utilizando o método de ensaio Jominy da extremidade temperada, que tem como objetivo verificar a temperabilidade do material; os corpos de prova foram submetidos a ensaios de dureza e metalográficos para caracterização das microestruturas obtidas e da variação das propriedades mecânicas para diferentes taxas de resfriamento. Buscando novas características nesses aços e assim orientar a engenharia de projetos na seleção de aços para as mais diversas aplicações de manufatura de componentes mecânicos. Os resultados mostraram que o aço AISI 4340 obteve uma melhor condição de temperabilidade, propriedades e microestrutura em função da variação de temperatura de tratamento de tempera.

Downloads

Publicado

28/12/2020

Edição

Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Tratamento térmicos, mecânicos e químicos

Como Citar

ENSAIOS DE TEMPERABILIDADE DOS AÇOS 8640, 4140 E 4340. (2020). SITEFA, 3(1), 79-95. https://doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.124

Artigos Semelhantes

11-20 de 34

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.