.
Acesso direto aos tópicos
Condições para submissão
Cronograma
Diretrizes e áreas
Envio e avaliação
Templates e manuais
Processo de avaliação pelos pares
De início será feita uma análise dos artigos antes de submetê-los ao Conselho Editorial. Nessa análise, serão considerados aspectos como: escopo do artigo, formatação, apresentação do artigo segundo as normas do evento, correta citação dos autores e respectivas referências, qualidade das tabelas e ilustrações entre outros aspectos que forem considerados necessários.
Tendo sido aprovado na etapa anterior, em seguida o Conselho Editorial e os pareceristas analisarão aspectos como: coerência metodológica, significância dos resultados obtidos, consistência na conclusão entre outros aspectos qualitativos e quantitativos do artigo.
No que diz respeito aos pareceristas, o artigo será enviado para, no mínimo, dois pareceristas, por meio do processo de avaliação pelos pares, em sistema de avaliação duplo-cego (double blind review), sendo que esses não comporão o conselho editorial da respectiva edição do evento, podendo, inclusive, ser docentes de outras instituições de ensino, ou seja, avaliadores externos (especialmente quando se tratar de artigos oriundos de docentes internos).
Periodicidade
O SITEFA é um periódico anual, de submissão e publicação com cronograma estabelecido no manual do autor.
Política de Acesso Livre
Esse periódico oferece acesso totalmente livre e imediato ao seu conteúdo.
Portal de periódicos
O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de periódicos desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença General Public License (GNU).
Custo de publicação
Se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, que deve ser pago mediante boleto bancário no valor de R$ 70,00 (setenta reais - valor de 2025), para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica que os anais do SITEFA possuem.
Link para o pagamento da taxa de publicação:
https://portal.fundacaofat.org.br/cursos/simposio-de-tecnologia-sitefa
Arquivamento
Esse periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes do periódico para a preservação e restauração.
Programa antiplágio
O periódico utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo (Crossref Similarity Check), desenvolvido pela Turnitin® para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não originalidade serão rejeitadas.
Os pareceristas podem usar programas de software de verificação de similaridade de conteúdo para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não originalidade serão rejeitadas.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem Simpósio de Tecnologia (SITEFA) da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho - SP - Brasil e seguem o padrão de licenciamento Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesse periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS
Os autores deverão estar nas salas temáticas de apresentações com antecedência mínima de 10 minutos ao horário programado.
Os locais e horários de cada apresentação serão disponibilizados até o dia 30 de setembro, no site do evento.
A apresentação do artigo deverá ser oral, por meio de slides/power point (modelo/template disponível no site do evento) e o tempo total é de 10 minutos por artigo.
Será mediada por dois docentes da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho-SP-Brasil.
Data de apresentação: 03 de outubro de 2025.
Horários:
- Matutino: não haverá apresentações
- Noturno: das 19h às 22h
Cronograma para submissão e publicação de artigos nos anais do VII SITEFA
FASES |
DATAS |
PROCEDIMENTOS |
RESPONSÁVEIS |
1 |
22/04/2025 a 15/06/2025* |
Chamada para submissão de resumos expandidos |
Conselho Editorial |
2 |
Fluxo contínuo até 15/07/2025 |
Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial |
Conselho Editorial |
3 |
Fluxo contínuo até 15/07/2025 |
Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo |
Conselho Consultivo Pareceristas |
4 |
Fluxo contínuo até 01/08/2025 |
Devolução dos trabalhos aos autores para correções |
Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
5 |
Fluxo contínuo até 08/08/2025 |
Devolução dos trabalhos revistos pelos autores |
Autores |
6 |
Fluxo contínuo até 15/09/2025 |
Avaliação final dos trabalhos aprovados |
Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
7 |
Até 30/09/2025 |
Divulgação dos horários das apresentações no site do Sitefa |
Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
8 |
03/10/2025 |
Apresentações dos trabalhos no Sitefa – salas temáticas – período noturno |
Autores Mediação dos docentes |
9 |
Novembro/2025 a Março/2026 |
Editoração dos Artigos para os anais científicos do Sitefa |
Editora responsável |
10 |
Até 31/03/2026 |
Publicação dos anais |
Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
Todos os artigos científicos serão publicados nos anais do evento, que terão seu registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é um código reconhecido internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por meio desse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. (IBICT, 2018).
Diretrizes para os Autores
A VIII edição do SITEFA ocorrerá presencialmente, nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2025, seja para a modalidade palestras e oficinas, como para a apresentação dos artigos completos e resumos simples. O tema que permeia essa edição é “Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade Industrial: preparando-se para a COP30”.
Os autores dos melhores artigos do VIII SITEFA (trabalhos mais bem avaliados pelos pareceristas) serão convidados a publicar na International Journal of Inovation in Management And Industry - Revista Internacional de Inovação em Gestão e Indústria, em sistema fast-track (esses artigos recebem um olhar prioritário e tramitam de uma forma mais ágil). A publicação na revista será feita por meio de novo processo de submissão a ser realizado pelos autores, conforme normas da revista, disponíveis através do link: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/remfast/about/submissions
Nessa perspectiva, com o objetivo principal de integrar alunos, docentes, pesquisadores, empresas e acadêmicos para disseminação do conhecimento, as áreas e subáreas disponíveis para submissão dos artigos são:
A1. Gestão de Operações e Processos de Manufatura (GOPM)
S1: Sistemas de Produção e Operações
S2: Planejamento, Programação e Controle da Produção
S3: Projeto de Fábrica
S4: Ergonomia
S5: Gestão da Cadeia de Suprimentos
S6: Sistemas Integrados de Gestão
S7: Indústria 4.0
S8: Qualidade e Produtividade
A2. Gestão de Tecnologias da Informação (GTI)
S1: Planejamento e Gestão Estratégica da TI
S2: Sistemas de Informação Contábeis
S3: Retornos de Investimentos
S4: Gestão de Risco em TI e Compliance
S5: Transformação Digital e Aplicação da TI à Gestão da Informação e do conhecimento
S6: Tecnologias e Sistemas de Informação na Sociedade
S7: TI e Sistemas de Indicadores de Desempenho
S8: Processos de TI e Controle e Rastreabilidade
S9: Processo Decisório e as Tecnologias de Apoio à Tomada de Decisão
S10: Governança Corporativa e Gestão de Informação
S11: Segurança da Informação e LGPD
S12: Data Science & Analytics.
S13: Tendências Tecnológicas e Indústria 4.0
A3. Gestão da Manutenção e Processos Industriais (GEMAPI)
S1: Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais
S2: Processos de Fabricação
S3: Planejamento e Controle de Manutenção
S4: Gestão da Manutenção Industrial
S5: Segurança do Trabalho
S6: Elementos de Máquina e Simulação da Produção
S7: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
S8: Ensaios não Destrutivos
S9: Gestão Ambiental, Recursos Naturais e Ecoeficiência
S10: Sistemas Térmicos
S11: Manutenção de Instalações Elétricas e Eficiência Energética
S12: Confiabilidade e Análise de Falhas
S13: Manutenção de Máquinas Térmicas
S14: A Manutenção Industrial e a Gestão da Qualidade
S15: Outros Temas de Interesse em Manutenção Industrial
A4. Gestão de Sistemas Mecânicos e Industriais (GESMI)
S1: Indústria 4.0
S2: Gestão dos Projetos e Processos Mecânicos
S3: Segurança no Setor Mecânico
S4: Processos de Fabricação
S5: Elementos de Máquinas e Ensaios Mecânicos
S6: Processos de Soldagem
S7: Metalurgia e Processos de Soldagem
S8: Gestão de Recursos Naturais, Resíduos Industriais e Poluição Ambiental
S9: Sistemas Termo-Fluido-Dinâmicos
S10: Processos de Fabricação Mecânica
A5. Automação e Controle Processos (ACP)
S1: Indústria 4.0
S2: Sistemas Integrados de Manufatura
S3: Inteligência Artificial
S4: Robótica
S5: Instrumentação
S6: Automação de Processos Industriais
S7: Domótica
S8: Interfaces Homem Máquina (IHM)
S9: Automação Agrícola
A6. Gestão Estratégica de Negócios (GEN)
S1: Estratégica: abordagens e tipologias
S2: Pensamento e Planejamento Estratégico
S3: Planejamento e Processo Decisório
S4: Análise Ambiental e Gestão da Mudança Organizacional
S5: Estratégias de Internacionalização dos Negócios
S6: Modelos de Estrutura Organizacional
S7: Arranjos Produtivos Locais - APLs
S8: Startups, Inovação, Produtividade e Competitividade
A7. Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas (COGEP)
S1: Carreira e Gestão Estratégica de Talentos
S2: Liderança e Clima Organizacional
S3: Gestão de Competência nas Organizações
S4: Cultura Organizacional
S5: Comprometimento, Satisfação e Motivação no Trabalho
S6: Estilos de Liderança
S7: Comunicação Assertiva
S8: Negociação e Gestão de Conflitos
S9: Emoções e Felicidade no Trabalho
S10: Qualidade de Vida no Trabalho
S11: Práticas de Remuneração e Recompensas nas Organizações
S12: Reconfiguração e Flexibilização do Trabalho
A8. Gestão de Custos e Contábil nas Organizações (GECCO)
S1: Controladoria e Contabilidade Gerencial
S2: Contabilidade Financeira nas Organizações
S3: Auditoria e Perícia Contábil
S4: Contabilidade Pública, Privada e no Terceiro Setor
S5: Teoria e Evolução histórica da Contabilidade
S6: Gestão tributária nas Organizações
S7: Ensino, Pesquisa e Ética Profissional em Contabilidade
S8: Planejamento e Gestão de Custos
S9: Outros Temas Emergentes em Contabilidade
A9. Diversidade, Etnia e Cultura nas Organizações (DECO)
S1: Relação de trabalho e de poder nas organizações
S2: Transformação digital nas organizações
S3: Consumo e Sociedade
S4: Consumo e Cultura
S5: Diversidade e desigualdades de Gênero nas Organizações
S6: Assédio nas Organizações
S7: Liderança Feminina nas Organizações
S8: Etnia, Gênero e Classe Social
S9: Estereótipos de Gêneros e Preconceito nas Organizações
A10. Gestão Ambiental e Economia Verde (GAEV)
S1: Gestão e Inovação Tecnológica
S2: Cadeias Produtivas e Logística Reversa
S3: Economia Circular e Sustentabilidade
S4: Responsabilidade Socioambiental Corporativa
S5: Economia Verde e Sustentabilidade
S6: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Indústria
S7: Certificação Ambiental
S8: Parques Tecnológicos e Arranjos Produtivos
S9: Produção mais limpa
S10: Outros Temas Emergentes e de Interesse em Gestão Ambiental
A11. Gestão de Marketing (GMKT)
S1: Análise e Gestão Mercadológica
S2: Comportamento do Consumidor Individual e Organizacional
S3: Segmentação e Posicionamento de Mercado
S4: Gestão de Produtos e Marcas e Embalagens
S5: Preços e Análise de Valor para o Consumidor
S6: Canais de Distribuição
S7: Gestão da Promoção, Comunicação e Relacionamentos
S8: Relacionamento com os Clientes
S9: Marketing de serviços
S10: Plano de Marketing
S11: Marketing Verde e Institucional
S12: Marketing Cultural
S13: Marketing Social
S14: Outros Temas de Tendências e Interesse em Marketing
A12. Educação (EDU)
S1: Educação Escolar
S2: Educação Especial
S3: Pedagogia Hospitalar
S4: Pedagogia Empresarial
S5: Educação Infantil
S6: Administração Escolar
S7: Coordenação Pedagógica
S8: Orientação Educacional
S9: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
S10: Educação Inclusiva
A13. Multidisciplinar (MU)
S1: Contempla trabalhos que envolvam várias áreas acima relacionadas.
A14. Ciências Humanas (CH)
Atenção: consultar o manual do autor disponível em: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/sitefa/libraryFiles/downloadPublic/34
Envio e avaliação
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente através do sistema de repositório de artigos por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao
Para submeter os artigos para avaliação é necessário criar um acesso no sistema por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/user/register
Só serão aceitos os trabalhos que obedecerem rigorosamente às regras para publicação, constantes no manual no autor disponível no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/sitefa/libraryFiles/downloadPublic/34
Todas as contribuições submetidas ao SITEFA/Stz serão encaminhadas primeiramente ao Conselho editorial que observará, além das diretrizes para autores, das normas para publicação e normas da ABNT, a relevância do conteúdo, a propriedade da exposição e a conformidade do texto aos princípios éticos, podendo aprová-las ou negá-las.
Uma vez aprovadas, são avaliadas por pareceristas do Conselho Consultivo em sistema de duplo cego (blind review), isto é, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como o nome dos autores. Os pareceristas do Conselho Consultivo poderão recomendar a publicação, preconizar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou negá-las.
Ambos os Conselhos são constituídos por comunidade científica especializada. O tempo máximo entre a submissão e a emissão do resultado pelo Conselho Editorial é determinado no cronograma, que se encontra disponível no manual do autor e no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao
Templates e manuais
A seguir encontram-se disponíveis arquivos para download, incluindo templates e o manual do autor.
Clique aqui para fazer o download do Manual do Autor.
Clique aqui para fazer download do modelo/template do artigo, elaborado em conformidade com o manual do autor.
Clique aqui para fazer download do modelo/template dos slides.