SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A submissão pode ser original ou artigo de revisão, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento, revista, livro ou periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". A responsabilidade do plágio é única e exclusivamente dos autores, em consonância com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, DOC ou DOCX. Não é permitido o envio de documentos em outros formatos, como .PDF ou .INDD.
  • URLs nas referências foram informadas sempre que o material consultado for de acesso on-line. Todas as referências dos materiais on-line devem constar Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas para submissão, avaliação e publicação de artigo. Foi utilizado o modelo/template do SITEFA.
  • O nome do/dos autores foi/foram removidos(s) do texto do trabalho e das propriedades do arquivo. (menu arquivo/propriedades no MS Word). Para mais informações sobre como remover, acesse este link.
  • Os nomes somente devem ser inseridos no trabalho quando solicitada a versão final (corrigida).
  • O nome do arquivo do artigo deve conter no máximo 20 caracteres e não deve fazer nenhuma menção ao nome de seus autores. Exemplo de nome de arquivo inválido: "Artigo_Ana.docx"
  • É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência.
  • Os trabalhos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores.
  • A submissão dos trabalhos pressupõe o conhecimento dos termos explicitados nas normas para submissão, avaliação e publicação de trabalho e condiciona a aceitação de suas condições.
  • O trabalho deverá ser feito conforme modelo/template devidamente configurado, disponível para download e deve possuir no mínimo 8 e, no máximo, 11 páginas, incluindo-se as referências e agradecimentos (se houver).
  • As páginas devem ser padronizadas em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fundo branco e devem ser configuradas com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
  • A numeração de páginas deve ser feita em algarismos arábicos, a paginação é colocada a partir da primeira folha do trabalho, no canto superior direito, em letra 10, Times New Roman.
  • Os autores devem possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Se o autor não possuir o cadastro, poderá ser realizado no link https://orcid.org/. A criação do ORCID iD é gratuita e, após o cadastro, a identificação deverá ser inserida em metadados.
  • Custo da publicação - se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, que deve ser pago mediante boleto bancário no valor de R$ 70,00 (setenta reais - valor de 2025), para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica que os anais do SITEFA possuem. Link para o pagamento da taxa de publicação: https://portal.fundacaofat.org.br/cursos/simposio-de-tecnologia-sitefa
  • Termo de originalidade - os autores declaram estar cientes sobre as normas de publicação no Simpósio de Tecnologia (SITEFA), que orienta sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para não fazer o uso do plágio. Portanto, são os únicos responsáveis pelas consequências legais cabíveis em caso de detectado PLÁGIO (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20 de fevereiro de 1998, Seção I, pág. 3) e assumem integralmente quaisquer tipos de consequências, em quaisquer âmbitos, oriundas da publicação do artigo.
  • Divulgação do nome e dados de empresas, organizações, pessoas entre outros – os autores são os únicos responsáveis pela divulgação de nomes, dados, informações, ilustrações, tabelas e demais dados de empresas, organizações, pessoas etc. Têm ciência de que essas divulgações precisam de autorização formal.

Processo de avaliação pelos pares

 

De início será feita uma análise dos artigos antes de submetê-los ao Conselho Editorial. Nessa análise, serão considerados aspectos como: escopo do artigo, formatação, apresentação do artigo segundo as normas do evento, correta citação dos autores e respectivas referências, qualidade das tabelas e ilustrações entre outros aspectos que forem considerados necessários.

Tendo sido aprovado na etapa anterior, em seguida o Conselho Editorial e os pareceristas analisarão aspectos como: coerência metodológica, significância dos resultados obtidos, consistência na conclusão entre outros aspectos qualitativos e quantitativos do artigo.

No que diz respeito aos pareceristas, o artigo será enviado para, no mínimo,  dois pareceristas, por meio do processo de avaliação pelos pares, em sistema de avaliação duplo-cego (double blind review), sendo que esses não comporão o conselho editorial da respectiva edição do evento, podendo, inclusive, ser docentes de outras instituições de ensino, ou seja, avaliadores externos (especialmente quando se tratar de artigos oriundos de docentes internos).

 

Periodicidade

 

O SITEFA é um periódico anual, de submissão e publicação com cronograma estabelecido no manual do autor.

 

Política de Acesso Livre

Esse periódico oferece acesso totalmente livre e imediato ao seu conteúdo.

 

Portal de periódicos

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de periódicos desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença General Public License (GNU).

 

Custo de publicação

Se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, que   deve ser pago mediante boleto bancário no valor de R$ 70,00 (setenta reais - valor de 2025), para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica que os anais do SITEFA possuem.

Link para o pagamento da taxa de publicação:

https://portal.fundacaofat.org.br/cursos/simposio-de-tecnologia-sitefa

 

Arquivamento

Esse periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes do periódico para a preservação e restauração.

 

Programa antiplágio

O periódico utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo (Crossref Similarity Check), desenvolvido pela Turnitin® para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não originalidade serão rejeitadas.

Os pareceristas podem usar programas de software de verificação de similaridade de conteúdo para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não originalidade serão rejeitadas.

 

Declaração de Direito Autoral 

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem Simpósio de Tecnologia (SITEFA) da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho - SP - Brasil e seguem o padrão de licenciamento Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. 

 

 

 Política de Privacidade 

Os nomes e endereços informados nesse periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS

Os autores deverão estar nas salas temáticas de apresentações com antecedência mínima de 10 minutos ao horário programado.

Os locais e horários de cada apresentação serão disponibilizados até o dia 30 de setembro, no site do evento.

A apresentação do artigo deverá ser oral, por meio de slides/power point (modelo/template disponível no site do evento) e o tempo total é de 10 minutos por artigo.

Será mediada por dois docentes da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho-SP-Brasil.

Data de apresentação: 03 de outubro de 2025.

Horários:

  • Matutino: não haverá apresentações
  • Noturno: das 19h às 22h

 

Cronograma para submissão e publicação de artigos nos anais do VII SITEFA

FASES DATAS PROCEDIMENTOS RESPONSÁVEIS
1 22/04/2025 a 15/06/2025* Chamada para submissão de resumos expandidos Conselho Editorial
2 Fluxo contínuo até 15/07/2025 Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial Conselho Editorial
3 Fluxo contínuo até 15/07/2025 Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo Conselho Consultivo Pareceristas
4 Fluxo contínuo até 01/08/2025 Devolução dos trabalhos aos autores para correções Editora responsável / Desenvolvedor do sistema
5 Fluxo contínuo até 08/08/2025 Devolução dos trabalhos revistos pelos autores Autores
6 Fluxo contínuo até 15/09/2025 Avaliação final dos trabalhos aprovados Editora responsável / Desenvolvedor do sistema
7 Até 30/09/2025 Divulgação dos horários das apresentações no site do Sitefa Editora responsável / Desenvolvedor do sistema
8 03/10/2025 Apresentações dos trabalhos no Sitefa – salas temáticas – período noturno Autores Mediação dos docentes
9 Novembro/2025 a Março/2026 Editoração dos Artigos para os anais científicos do Sitefa Editora responsável
10 Até 31/03/2026 Publicação dos anais Editora responsável / Desenvolvedor do sistema

Todos os artigos científicos serão publicados nos anais do evento, que terão seu registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é um código reconhecido internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por meio desse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. (IBICT, 2018).

Diretrizes para os Autores

A VIII edição do SITEFA ocorrerá presencialmente, nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2025, seja para a modalidade palestras e oficinas, como para a apresentação dos artigos completos e resumos simples. O tema que permeia essa edição é “Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade Industrial: preparando-se para a COP30”.

Os autores dos melhores artigos do VIII SITEFA (trabalhos mais bem avaliados pelos pareceristas) serão convidados a publicar na International Journal of Inovation in Management And Industry - Revista Internacional de Inovação em Gestão e Indústria, em sistema fast-track (esses artigos recebem um olhar prioritário e tramitam de uma forma mais ágil). A publicação na revista será feita por meio de novo processo de submissão a ser realizado pelos autores, conforme normas da revista, disponíveis através do link: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/remfast/about/submissions

Nessa perspectiva, com o objetivo principal de integrar alunos, docentes, pesquisadores, empresas e acadêmicos para disseminação do conhecimento, as áreas e subáreas disponíveis para submissão dos artigos são:

 

A1. Gestão de Operações e Processos de Manufatura (GOPM)

S1: Sistemas de Produção e Operações

S2: Planejamento, Programação e Controle da Produção

S3: Projeto de Fábrica

S4: Ergonomia

S5: Gestão da Cadeia de Suprimentos

S6: Sistemas Integrados de Gestão

S7: Indústria 4.0

S8: Qualidade e Produtividade

A2.  Gestão de Tecnologias da Informação (GTI)

S1: Planejamento e Gestão Estratégica da TI

S2: Sistemas de Informação Contábeis

S3: Retornos de Investimentos

S4: Gestão de Risco em TI e Compliance

S5: Transformação Digital e Aplicação da TI à Gestão da Informação e do conhecimento

S6: Tecnologias e Sistemas de Informação na Sociedade

S7: TI e Sistemas de Indicadores de Desempenho

S8: Processos de TI e Controle e Rastreabilidade

S9: Processo Decisório e as Tecnologias de Apoio à Tomada de Decisão

S10: Governança Corporativa e Gestão de Informação

S11: Segurança da Informação e LGPD

S12: Data Science & Analytics.

S13: Tendências Tecnológicas e Indústria 4.0

 

A3.  Gestão da Manutenção e Processos Industriais (GEMAPI)

S1: Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais

S2: Processos de Fabricação

S3: Planejamento e Controle de Manutenção

S4: Gestão da Manutenção Industrial

S5: Segurança do Trabalho

S6: Elementos de Máquina e Simulação da Produção

S7: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

S8: Ensaios não Destrutivos

S9: Gestão Ambiental, Recursos Naturais e Ecoeficiência

S10: Sistemas Térmicos

S11: Manutenção de Instalações Elétricas e Eficiência Energética

S12: Confiabilidade e Análise de Falhas

S13: Manutenção de Máquinas Térmicas

S14: A Manutenção Industrial e a Gestão da Qualidade

S15: Outros Temas de Interesse em Manutenção Industrial

 

A4. Gestão de Sistemas Mecânicos e Industriais (GESMI)

S1: Indústria 4.0

S2: Gestão dos Projetos e Processos Mecânicos

S3: Segurança no Setor Mecânico

S4: Processos de Fabricação

S5: Elementos de Máquinas e Ensaios Mecânicos

S6: Processos de Soldagem

S7: Metalurgia e Processos de Soldagem

S8: Gestão de Recursos Naturais, Resíduos Industriais e Poluição Ambiental

S9: Sistemas Termo-Fluido-Dinâmicos

S10: Processos de Fabricação Mecânica

 

A5.  Automação e Controle Processos (ACP)

S1: Indústria 4.0

S2: Sistemas Integrados de Manufatura

S3: Inteligência Artificial

S4: Robótica

S5: Instrumentação

S6: Automação de Processos Industriais

S7: Domótica

S8: Interfaces Homem Máquina (IHM)

S9: Automação Agrícola

 

A6.  Gestão Estratégica de Negócios (GEN)

S1: Estratégica: abordagens e tipologias

S2: Pensamento e Planejamento Estratégico

S3: Planejamento e Processo Decisório

S4: Análise Ambiental e Gestão da Mudança Organizacional

S5: Estratégias de Internacionalização dos Negócios

S6: Modelos de Estrutura Organizacional

S7: Arranjos Produtivos Locais - APLs

S8: Startups, Inovação, Produtividade e Competitividade

 

A7. Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas (COGEP)

S1: Carreira e Gestão Estratégica de Talentos

S2: Liderança e Clima Organizacional

S3: Gestão de Competência nas Organizações

S4: Cultura Organizacional

S5: Comprometimento, Satisfação e Motivação no Trabalho

S6: Estilos de Liderança

S7: Comunicação Assertiva

S8: Negociação e Gestão de Conflitos

S9: Emoções e Felicidade no Trabalho

S10: Qualidade de Vida no Trabalho

S11: Práticas de Remuneração e Recompensas nas Organizações

S12: Reconfiguração e Flexibilização do Trabalho

 

A8.  Gestão de Custos e Contábil nas Organizações (GECCO)

S1: Controladoria e Contabilidade Gerencial

S2: Contabilidade Financeira nas Organizações

S3: Auditoria e Perícia Contábil

S4: Contabilidade Pública, Privada e no Terceiro Setor

S5: Teoria e Evolução histórica da Contabilidade

S6: Gestão tributária nas Organizações

S7: Ensino, Pesquisa e Ética Profissional em Contabilidade

S8: Planejamento e Gestão de Custos

S9: Outros Temas Emergentes em Contabilidade

 

A9. Diversidade, Etnia e Cultura nas Organizações (DECO)

S1: Relação de trabalho e de poder nas organizações

S2: Transformação digital nas organizações

S3: Consumo e Sociedade

S4: Consumo e Cultura

S5: Diversidade e desigualdades de Gênero nas Organizações

S6: Assédio nas Organizações

S7: Liderança Feminina nas Organizações

S8: Etnia, Gênero e Classe Social

S9: Estereótipos de Gêneros e Preconceito nas Organizações

 

A10. Gestão Ambiental e Economia Verde (GAEV)

S1: Gestão e Inovação Tecnológica

S2: Cadeias Produtivas e Logística Reversa

S3: Economia Circular e Sustentabilidade

S4: Responsabilidade Socioambiental Corporativa

S5: Economia Verde e Sustentabilidade

S6: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Indústria

S7: Certificação Ambiental

S8: Parques Tecnológicos e Arranjos Produtivos

S9: Produção mais limpa

S10: Outros Temas Emergentes e de Interesse em Gestão Ambiental

 

A11.  Gestão de Marketing (GMKT)

S1: Análise e Gestão Mercadológica

S2: Comportamento do Consumidor Individual e Organizacional

S3: Segmentação e Posicionamento de Mercado

S4: Gestão de Produtos e Marcas e Embalagens

S5: Preços e Análise de Valor para o Consumidor

S6: Canais de Distribuição

S7: Gestão da Promoção, Comunicação e Relacionamentos

S8: Relacionamento com os Clientes

S9: Marketing de serviços

S10: Plano de Marketing

S11: Marketing Verde e Institucional

S12: Marketing Cultural

S13: Marketing Social

S14: Outros Temas de Tendências e Interesse em Marketing

 

A12. Educação (EDU)

S1: Educação Escolar

S2: Educação Especial

S3: Pedagogia Hospitalar

S4: Pedagogia Empresarial

S5: Educação Infantil

S6: Administração Escolar

S7: Coordenação Pedagógica

S8: Orientação Educacional

S9: Educação de Jovens e Adultos (EJA)

S10: Educação Inclusiva

 

A13. Multidisciplinar (MU)

S1: Contempla trabalhos que envolvam várias áreas acima relacionadas.

 

A14. Ciências Humanas (CH)

Atenção: consultar o manual do autor disponível em: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/sitefa/libraryFiles/downloadPublic/34

Envio e avaliação

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente através do sistema de repositório de artigos por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao

Para submeter os artigos para avaliação é necessário criar um acesso no sistema por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/user/register

Só serão aceitos os trabalhos que obedecerem rigorosamente às regras para publicação, constantes no manual no autor disponível no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/sitefa/libraryFiles/downloadPublic/34

Todas as contribuições submetidas ao SITEFA/Stz serão encaminhadas primeiramente ao Conselho editorial que observará, além das diretrizes para autores, das normas para publicação e normas da ABNT, a relevância do conteúdo, a propriedade da exposição e a conformidade do texto aos princípios éticos, podendo aprová-las ou negá-las.

Uma vez aprovadas, são avaliadas por pareceristas do Conselho Consultivo em sistema de duplo cego (blind review), isto é, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como o nome dos autores. Os pareceristas do Conselho Consultivo poderão recomendar a publicação, preconizar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou negá-las.

Ambos os Conselhos são constituídos por comunidade científica especializada. O tempo máximo entre a submissão e a emissão do resultado pelo Conselho Editorial é determinado no cronograma, que se encontra disponível no manual do autor e no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao

Templates e manuais

A seguir encontram-se disponíveis arquivos para download, incluindo templates e o manual do autor.

Clique aqui para fazer o download do Manual do Autor.

Clique aqui para fazer download do modelo/template do artigo, elaborado em conformidade com o manual do autor.

Clique aqui para fazer download do modelo/template dos slides.

Submeter artigo

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