SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- Os artigos podem ser originais ou de revisão, e devem representar uma contribuição efetiva e serem inéditos (não terem sido publicados na íntegra em outros anais de eventos, livros ou periódicos entre outros). Podem ser submetidos artigos com até cinco autores. A responsabilidade de verificar o plágio é única e exclusivamente dos autores, em consonância com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, DOC ou DOCX. Não é permitido o envio de documentos em outros formatos, como .PDF ou .INDD.
- Todas as referências dos materiais on-line devem constar Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, do manual do autor.
- O nome do/dos autores foram removidos do texto do artigo. Os nomes somente devem ser inseridos no artigo quando solicitada a versão final (corrigida)
- O nome do autor foi removido das propriedades do arquivo (menu arquivo/propriedades no MS Word). Para mais informações sobre como remover, acesse este link.
- O nome do arquivo do artigo deve conter no máximo 20 caracteres e não deve fazer nenhuma menção ao nome de seus autores. Exemplo de nome de arquivo inválido: "Artigo_Ana.docx"
- É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência.
- Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores.
- A submissão dos artigos pressupõe o conhecimento dos termos explicitados no manual do autor do SITEFA/Stz e condiciona a aceitação de suas condições
- O artigo deverá ser feito conforme modelo de artigo/template devidamente configurado, disponível para download e deve possuir no mínimo 8 e, no máximo, 11 páginas incluindo-se as referências.
- As páginas devem ser padronizadas em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fundo branco e devem ser configuradas com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
- A numeração de páginas deve ser feita em algarismos arábicos, a paginação é colocada a partir da primeira folha do artigo, no canto superior direito, em letra 10, Times New Roman.
- Possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Se o autor não possuir o cadastro, poderá ser realizado no link https://orcid.org/ . A criação do ORCID iD é gratuita e, após o cadastro, a identificação deverá ser inserida em metadados.
- Termo de originalidade - os autores declaram estar cientes sobre as normas de publicação no Simpósio de Tecnologia (SITEFA), que orienta sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para não fazer o uso do plágio. Portanto, são os únicos responsáveis pelas consequências legais cabíveis em caso de detectado PLÁGIO (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20 de fevereiro de 1998, Seção I, pág. 3) e assumem integralmente quaisquer tipos de consequências, em quaisquer âmbitos, oriundas da publicação do artigo.
- Divulgação do nome e dados de empresas, organizações, pessoas etc. – os autores são os únicos responsáveis pela divulgação de nomes, dados, informações, ilustrações, tabelas e demais dados de empresas, organizações, pessoas etc. Têm ciência de que essas divulgações precisam de autorização formal.
Plágio
A responsabilidade de verificar o plágio é única e exclusivamente dos autores, em consonância com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
O Sitefa pode utilizar o software de verificação de similaridade de conteúdo para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não-originalidade serão rejeitadas. Igualmente os pareceristas também poderão fazer essa verificação.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao SITEFA, sendo que as obras dos anais do evento ou novas obras oriundas dos artigos devem conter menção ao(s) autor(es) e ao SITEFA.
Custo de publicação
Desde a edição de 2020, se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, mediante boleto bancário no valor de R$ 70,00 (setenta reais) para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica dos anais do evento.
INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS
Os autores deverão estar nas salas temáticas de apresentações com antecedência mínima de 10 minutos ao horário programado.
Os locais e horários de cada apresentação serão disponibilizados até o dia 31 de outubro, no site do evento.
A apresentação do artigo deverá ser oral, por meio de slides/power point (modelo/template disponível no site do evento) e o tempo total é de 10 minutos por artigo.
Será mediada por dois docentes da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho-SP-Brasil.
Data de apresentação: 08 de novembro de 2024.
Horários:
- Matutino: não haverá apresentações
- Noturno: das 19h às 22h
Cronograma para submissão e publicação de artigos nos anais do VII SITEFA
FASES | DATAS | PROCEDIMENTOS | RESPONSÁVEIS |
---|---|---|---|
1 | 22/04/2024 a 30/06/2024 | Chamada para submissão de resumos expandidos | Conselho Editorial |
2 | Fluxo contínuo até 30/07/2024 | Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial | Conselho Editorial |
3 | Fluxo contínuo até 30/07/2024 | Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo | Conselho Consultivo Pareceristas |
4 | Fluxo contínuo até 15/08/2024 | Devolução dos trabalhos aos autores para correções | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
5 | Fluxo contínuo até 30/08/2024 | Devolução dos trabalhos revistos pelos autores | Autores |
6 | Fluxo contínuo até 30/09/2024 | Avaliação final dos trabalhos aprovados | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
7 | Até 31/10/2024 | Divulgação dos horários das apresentações no site do Sitefa | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
8 | 08/11/2024 | Apresentações dos trabalhos no SIMPÓSIO – salas temáticas – período noturno | Autores Mediação dos docentes |
9 | Novembro/2024 a Março/2025 | Editoração dos Artigos para os anais científicos do Sitefa | Editora responsável |
10 | Até 31/03/2025 | Publicação dos anais | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
Todos os artigos científicos serão publicados nos anais do evento, que terão seu registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é um código reconhecido internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por meio desse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. (IBICT, 2018).
Envio e avaliação
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente através do sistema de repositório de artigos por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao
Para submeter os artigos para avaliação é necessário criar um acesso no sistema por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/user/register
Só serão aceitos os trabalhos que obedecerem rigorosamente às regras para publicação, constantes no manual no autor disponível no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/custom/manual_autor.pdf
Todas as contribuições submetidas ao SITEFA/Stz serão encaminhadas primeiramente ao Conselho editorial que observará, além das diretrizes para autores, das normas para publicação e normas da ABNT, a relevância do conteúdo, a propriedade da exposição e a conformidade do texto aos princípios éticos, podendo aprová-las ou negá-las.
Uma vez aprovadas, são avaliadas por pareceristas do Conselho Consultivo em sistema de duplo cego (blind review), isto é, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como o nome dos autores. Os pareceristas do Conselho Consultivo poderão recomendar a publicação, preconizar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou negá-las.
Ambos os Conselhos são constituídos por comunidade científica especializada. O tempo máximo entre a submissão e a emissão do resultado pelo Conselho Editorial é determinado no cronograma, que se encontra disponível no manual do autor e no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao
Templates e manuais
A seguir encontram-se disponíveis arquivos para download, incluindo templates e o manual do autor.
Clique aqui para fazer o download do Manual do Autor.
Clique aqui para fazer download do modelo/template do artigo, elaborado em conformidade com o manual do autor.
Clique aqui para fazer download do modelo/template dos slides.
Clique aqui para fazer download das orientações para apresentação de artigos (modalidade presencial).