SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Condições para submissão

Atenção: o sistema estará bloqueado para novas submissões a partir de 05/12/2023.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento, revista, livro ou periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, DOC ou DOCX. Não é permitido o envio de documentos em outros formatos, como .PDF ou .INDD.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, do manual do autor.
  • O nome do/dos autores foram removidos do texto do artigo. Os nomes somente devem ser inseridos no artigo quando solicitada a versão final (corrigida)
  • O nome do autor foi removido das propriedades do arquivo (menu arquivo/propriedades no MS Word). Para mais informações sobre como remover, acesse este link.
  • O nome do arquivo do artigo deve conter no máximo 20 caracteres e não deve fazer nenhuma menção ao nome de seus autores. Exemplo de nome de arquivo inválido: "Artigo_Ana.docx"
  • É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência.
  • Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores.
  • A submissão dos artigos pressupõe o conhecimento dos termos explicitados no manual do autor do SITEFA/Stz e condiciona a aceitação de suas condições
  • O artigo deverá ser feito conforme modelo de artigo/template devidamente configurado, disponível para download e deve possuir no mínimo 8 e, no máximo, 11 páginas incluindo-se as referências.
  • As páginas devem ser padronizadas em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fundo branco e devem ser configuradas com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
  • A numeração de páginas deve ser feita em algarismos arábicos, a paginação é colocada a partir da primeira folha do artigo, no canto superior direito, em letra 10, Times New Roman.
  • Possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Se o autor não possuir o cadastro, poderá ser realizado no link https://orcid.org/ . A criação do ORCID iD é gratuita e, após o cadastro, a identificação deverá ser inserida em metadados.
  • Custo de publicação: a partir da edição de 2020, se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, mediante boleto bancário no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica dos anais do evento.
  • Termo de originalidade - os autores declaram estar cientes sobre as normas de publicação no Simpósio de Tecnologia (SITEFA), que orienta sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para não fazer o uso do plágio. Portanto, são os únicos responsáveis pelas consequências legais cabíveis em caso de detectado PLÁGIO (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20 de fevereiro de 1998, Seção I, pág. 3) e assumem integralmente quaisquer tipos de consequências, em quaisquer âmbitos, oriundas da publicação do artigo.
  • Divulgação do nome e dados de empresas, organizações, pessoas etc. – os autores são os únicos responsáveis pela divulgação de nomes, dados, informações, ilustrações, tabelas e demais dados de empresas, organizações, pessoas etc. Têm ciência de que essas divulgações precisam de autorização formal.

Plágio

A responsabilidade de verificar o plágio é única e exclusivamente dos autores, em consonância com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

O Sitefa pode utilizar o software de verificação de similaridade de conteúdo para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não-originalidade serão rejeitadas. Igualmente os pareceristas também poderão fazer essa verificação.

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao SITEFA, sendo que as obras dos anais do evento ou novas obras oriundas dos artigos devem conter menção ao(s) autor(es) e ao SITEFA.

Custo de publicação

A partir da edição de 2020, se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, mediante boleto bancário no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica dos anais do evento.

INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS

Os autores deverão estar nas salas temáticas de apresentações com antecedência mínima de 10 minutos ao horário programado.

Os locais e horários de cada apresentação serão disponibilizados até o dia 07 de novembro, no site do evento.

A apresentação do artigo deverá ser oral, por meio de slides/power point (modelo/template disponível no site do evento) e o tempo total é de 10 minutos por artigo.

Será mediada por dois docentes da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho-SP-Brasil.

Data de apresentação: 10 de novembro de 2023.

Horários:

  • Matutino: não haverá apresentações
  • Noturno: das 19h às 22h

Observação: para os autores distantes a partir de 100 km poderá haver apresentações on-line no mesmo horário das demais. O link será disponibilizado até o dia 07/10/2023. Para isso é necessário selecionar, no ato da submissão, essa modalidade de apresentação.

Cronograma para submissão e publicação de artigos nos anais do VI SITEFA

FASES DATAS PROCEDIMENTOS RESPONSÁVEIS
1 17/04/2023 a 30/06/2023 Chamada para submissão de resumos expandidos Conselho Editorial
2 Fluxo contínuo até 30/07/2023 Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial Conselho Editorial
3 Fluxo contínuo até 30/07/2023 Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo Conselho Consultivo Pareceristas
4 Fluxo contínuo até 15/08/2023 Devolução dos trabalhos aos autores para correções Editora responsável / Desenvolvedor do sistema
5 Fluxo contínuo até 30/08/2023 Devolução dos trabalhos revistos pelos autores Autores
6 Fluxo contínuo até 30/09/2023 Avaliação final dos trabalhos aprovados Editora responsável / Desenvolvedor do sistema
7 Até 07/11/2023 Divulgação dos horários das apresentações no site do Sitefa Editora responsável / Desenvolvedor do sistema
8 10/11/2023 Apresentações dos trabalhos no SIMPÓSIO – salas temáticas – períodos matutino e noturno Autores Mediação dos docentes
9 Novembro/2023 a Março/2024 Editoração dos resumos expandidos para os anais científicos do SIMPÓSIO Editora responsável
10 Até 31/03/2024 Publicação dos anais Editora responsável / Desenvolvedor do sistema

Todos os artigos científicos serão publicados nos anais do evento, que terão seu registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é um código reconhecido internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por meio desse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. (IBICT, 2018).

A partir da edição de 2023, o Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho (SITEFA) adotou a publicação contínua de artigos, mantendo-se os critérios e regras de submissão e avaliação, no recebimento sistemático dos artigos como espaço para diferentes abordagens de temas que vislumbram como focos de interesse nos debates contemporâneos nas áreas disponibilizadas pelo evento.

Nessa perspectiva, o SITEFA recebe a submissão de artigos por meio do sistema de fluxo contínuo (sem bloqueio no sistema de submissão). Por meio desse método, assim que o artigo é aprovado pelos pareceristas, e a respectiva versão corrigida com os nomes dos autores é anexada no sistema, ele tramitará para editoração e, posteriormente, para publicação imediata nos anais do evento.

As submissões enviadas até junho de cada ano, se aprovadas, serão publicadas na edição do respectivo ano. As submissões enviadas a partir de julho de cada ano, se aprovadas, serão publicadas no ano seguinte. Quando possível, se avaliadas e aprovadas pelos pareceristas até o mês de agosto, poderão ser publicadas na edição do mesmo ano, em caráter de exceção.

Diretrizes para os Autores

O SITEFA-Stz foi organizado, inicialmente, diante da emergente necessidade de implementação de eventos acadêmico-científicos e culturais na Fatec-Stz que atendesse às necessidades de sua comunidade acadêmica, interna e externa, local e regional. A segunda edição do evento foi organizada considerando-se a continuidade do evento, de periodicidade anual, todos os prós e a amplitude do I SITEFA.

Na terceira edição, realizada on-line em virtude da pandemia ocasionada pela Covid-19, com o evento já consolidado nos âmbitos local, regional e, inclusive, nacionalmente, demonstrado por meio da significativa participação de autores, pareceristas, instituições etc. de vários estados que estiveram presentes nos simpósios anteriores, firmou-se a periodicidade do evento, houve a contribuição com a divulgação do conhecimento científico e tecnológico das pesquisas realizadas nos programas de graduação e pós-graduação, além de ter tido a participação de palestrantes internacionais. O tema do III Sitefa foi “O uso da tecnologia no compartilhamento de experiências e na aproximação entre as pessoas" e remeteu a toda situação que vivenciamos por conta do afastamento social ocasionado pela pandemia oriunda da Covid-19. Foi uma edição recheada de conquistas, tais como a indexação dos anais do evento no google acadêmico, a inserção do ORCID ID , o registro do ISSN 2675-7540 e, ainda, o DOI.

O IV SITEFA-Stz também foi realizado on-line e teve o objetivo de abarcar temas contemporâneos relacionados às áreas dos cursos oferecidos pela Fatec-Stz, em um contexto de desafios e conquistas, com um repertório riquíssimo de palestras e com a submissão de 42 artigos, sendo 35 aprovados para apresentação e publicação nos anais do evento, após todos os trâmites que se fizeram necessários para as avaliações em duplo-cego (blind review), além do rigor nas avaliações finais para o processo de publicação.

O V Simpósio de Tecnologias da Fatec de Sertãozinho (SITEFA/Stz) possui como tema “Transformação digital e gestão sustentáveis nas organizações: o papel das comunidades acadêmicas, empresariais e governamentais” e tem como objetivo principal a integração de alunos, docentes, empresas e acadêmicos para disseminação do conhecimento.

Neste VI SITEFA mantivemos as áreas de submissão de artigos e, com o tema “O compromisso da ciência e da tecnologia como estratégia de desenvolvimento para a sociedade” esperamos receber contribuições de pesquisadores que possam compartilhar os conhecimentos de suas pesquisas, em todos os níveis do conhecimento, desde a graduação à pós-graduação. Pensando nas múltiplas tarefas do ser humano no contexto contemporâneo, assim como nas inúmeras possibilidades de comunicação que a tecnologia proporciona, há o intento de que a edição seja híbrida, quer seja na parte do evento ou na parte científica das apresentações dos artigos aprovados. Áreas e subáreas para submissão de artigos:

 

A1. Gestão de Operações e Processos de Manufatura (GOPM)

S1: Sistemas de Produção e Operações

S2: Planejamento, Programação e Controle da Produção

S3: Projeto de Fábrica

S4: Ergonomia

S5: Gestão da Cadeia de Suprimentos

S6: Sistemas Integrados de Gestão

S7: Indústria 4.0

S8: Qualidade e Produtividade

 

A2. Gestão de Tecnologias da Informação (GTI)

S1: Planejamento e Gestão Estratégica da TI

S2: Sistemas de Informação Contábeis

S3: Retornos de Investimentos

S4: Gestão de Risco em TI e Compliace

S5: Transformação Digital e Aplicação da TI à Gestão da Informação e do conhecimento

S6: Tecnologias e Sistemas de Informação na Sociedade

S7: TI e Sistemas de Indicadores de Desempenho

S8: Processos de TI e Controle e Rastreabilidade

S9: Processo Decisório e as Tecnologias de Apoio à Tomada de Decisão

S10: Governança Corporativa e Gestão de Informação

S11: Segurança da Informação e LGPD

S12: Data Science & Analytics.

S13: Tendências Tecnológicas e Indústria 4.0

 

A3. Gestão da Manutenção e Processos Industriais (GEMAPI)

S1: Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais

S2: Processos de Fabricação

S3: Planejamento e Controle de Manutenção

S4: Gestão da Manutenção Industrial

S5: Segurança do Trabalho

S6: Elementos de Máquina e Simulação da Produção

S7: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

S8: Ensaios não Destrutivos

S9: Gestão Ambiental, Recursos Naturais e Ecoeficiência

S10: Sistemas Térmicos

S11: Manutenção de Instalações Elétricas e Eficiência Energética

S12: Confiabilidade e Análise de Falhas

S13: Manutenção de Máquinas Térmicas

S14: A Manutenção Industrial e a Gestão da Qualidade

S15: Outros Temas de Interesse em Manutenção Industrial

 

A4. Gestão de Sistemas Mecânicos e Industriais (GESMI)

S1: Indústria 4.0

S2: Gestão dos Projetos e Processos Mecânicos

S3: Segurança no Setor Mecânico

S4: Processos de Fabricação

S5: Elementos de Máquinas e Ensaios Mecânicos

S6: Processos de Soldagem

S7: Metalurgia e Processos de Soldagem

S8: Gestão de Recursos Naturais, Resíduos Industriais e Poluição Ambiental

S9: Sistemas Termo-Fluido-Dinâmicos

S10: Processos de Fabricação Mecânica

 

A5. Automação e Controle Processos (ACP)

S1: Indústria 4.0

S2: Sistemas Integrados de Manufatura

S3: Inteligência Artificial

S4: Robótica

S5: Instrumentação

S6: Automação de Processos Industriais

S7: Domótica

S8: Interfaces Homem Máquina (IHM)

S9: Automação Agrícola

 

A6. Gestão Estratégica de Negócios (GEN)

S1: Estratégica: abordagens e tipologias

S2: Pensamento e Planejamento Estratégico

S3: Planejamento e Processo Decisório

S4: Análise Ambiental e Gestão da Mudança Organizacional

S5: Estratégias de Internacionalização dos Negócios

S6: Modelos de Estrutura Organizacional

S7: Arranjos Produtivos Locais - APLs

S8: Startups , Inovação, Produtividade e Competitividade

 

A7. Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas (COGEP)

S1: Carreira e Gestão Estratégica de Talentos

S2: Liderança e Clima Organizacional

S3: Gestão de Competência nas Organizações

S4: Cultura Organizacional

S5: Comprometimento, Satisfação e Motivação no Trabalho

S6: Estilos de Liderança

S7: Comunicação Assertiva

S8: Negociação e Gestão de Conflitos

S9: Emoções e Felicidade no Trabalho

S10: Qualidade de Vida no Trabalho

S11: Práticas de Remuneração e Recompensas nas Organizações

S12: Reconfiguração e Flexibilização do Trabalho

 

A8. Gestão de Custos e Contábil nas Organizações (GECCO)

S1: Controladoria e Contabilidade Gerencial

S2: Contabilidade Financeira nas Organizações

S3: Auditoria e Perícia Contábil

S4: Contabilidade Pública, Privada e no Terceiro Setor

S5: Teoria e Evolução histórica da Contabilidade

S6: Gestão tributária nas Organizações

S7: Ensino, Pesquisa e Ética Profissional em Contabilidade

S8: Planejamento e Gestão de Custos

S9: Outros Temas Emergentes em Contabilidade

 

A9. Diversidade, Etnia e Cultura nas Organizações (DECO)

S1: Relação de trabalho e de poder nas organizações

S2: Transformação digital nas organizações

S3: Consumo e Sociedade

S4: Consumo e Cultura

S5: Diversidade e desigualdades de Gênero nas Organizações

S6: Assédio nas Organizações

S7: Liderança Feminina nas Organizações

S8: Etnia, Gênero e Classe Social

S9: Estereótipos de Gêneros e Preconceito nas Organizações

 

A10. Gestão Ambiental e Economia Verde (GAEV)

S1: Gestão e Inovação Tecnológica

S2: Cadeias Produtivas e Logística Reversa

S3: Economia Circular e Sustentabilidade

S4: Responsabilidade Socioambiental Corporativa

S5: Economia Verde e Sustentabilidade

S6: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Indústria

S7: Certificação Ambiental

S8: Parques Tecnológicos e Arranjos Produtivos

S9: Produção mais limpa

S10: Outros Temas Emergentes e de Interesse em Gestão Ambiental

 

A11. Gestão de Marketing (GMKT)

S1: Análise e Gestão Mercadológica

S2: Comportamento do Consumidor Individual e Organizacional

S3: Segmentação e Posicionamento de Mercado

S4: Gestão de Produtos e Marcas e Embalagens

S5: Preços e Análise de Valor para o Consumidor

S6: Canais de Distribuição

S7: Gestão da Promoção, Comunicação e Relacionamentos

S8: Relacionamento com os Clientes

S9: Marketing de serviços

S10: Plano de Marketing

S11: Marketing Verde e Institucional

S12: Marketing Cultural

S13: Marketing Social

S14: Outros Temas de Tendências e Interesse em Marketing

Atenção: consultar o manual do autor disponível em: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/custom/manual_autor.pdf

Envio e avaliação

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente através do sistema de repositório de artigos por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao

Para submeter os artigos para avaliação é necessário criar um acesso no sistema por meio do endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/user/register

Só serão aceitos os trabalhos que obedecerem rigorosamente às regras para publicação, constantes no manual no autor disponível no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/custom/manual_autor.pdf

Todas as contribuições submetidas ao SITEFA/Stz serão encaminhadas primeiramente ao Conselho editorial que observará, além das diretrizes para autores, das normas para publicação e normas da ABNT, a relevância do conteúdo, a propriedade da exposição e a conformidade do texto aos princípios éticos, podendo aprová-las ou negá-las.

Uma vez aprovadas, são avaliadas por pareceristas do Conselho Consultivo em sistema de duplo cego (blind review), isto é, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como o nome dos autores. Os pareceristas do Conselho Consultivo poderão recomendar a publicação, preconizar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou negá-las.

Ambos os Conselhos são constituídos por comunidade científica especializada. O tempo máximo entre a submissão e a emissão do resultado pelo Conselho Editorial é determinado no cronograma, que se encontra disponível no manual do autor e no endereço eletrônico https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/index.php/sitefa/submissao

Templates e manuais

A seguir encontram-se disponíveis arquivos para download, incluindo templates e o manual do autor.

Clique aqui para fazer o download do Manual do Autor.

Clique aqui para fazer download do modelo/template do artigo, elaborado em conformidade com o manual do autor.

Clique aqui para fazer download do modelo/template dos slides.

Clique aqui para fazer download das orientações para apresentação de artigos (modalidade presencial).

Submeter artigo

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