FRANQUIAS
um estudo de caso do Burger King
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.15Palavras-chave:
Gestão de franquias, diferencial competitivo, Burger KingResumo
O conceito de franquias e seus modelos de negócio têm sido amplamente divulgados em todo o mundo, reunindo um número ascendente de investidores. No último século as franquias têm sido associadas ao conceito de comércio livre e à oportunidades de novas fontes de renda, com o objetivo de motivar e propagar o espírito empreendedor que levou a tantas histórias de sucesso espalhadas ao redor do mundo. O aumento do mercado de franquias é acompanhado por um crescimento no número de franqueadores oferecendo uma diversidade de propostas de negócios alicerçados em vários segmentos mercadológicos. Neste senso, o objetivo deste estudo foi identificar as principais variáveis do segmento de franquias, considerando suas principais características empresariais por meio de um estudo de caso. O método utilizado foi de abordagem predominantemente qualitativa, que permitiu capturar informações e sustentar as conclusões do estudo, integrando diferentes aspectos da pesquisa de maneira complementar. A marca Burger King tem direcionado suas ações para aquisições de lojas próprias, diferenciando-se, em alguns aspectos, de suas principais concorrentes.