FRANQUIAS

um estudo de caso do Burger King

Autores

  • Arthur Garcia Silveira Bacharel em Administração pela UNESP – Jaboticabal – SP – Brasil
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Profa. Dra. Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Jaboticabal – SP – Brasil
  • André Cavalcante da Silva Batalhão, Prof. Me/Doutorando Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia – GO – Brasil http://orcid.org/0000-0002-3560-9356

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.15

Palavras-chave:

Gestão de franquias, diferencial competitivo, Burger King

Resumo

O conceito de franquias e seus modelos de negócio têm sido amplamente divulgados em todo o mundo, reunindo um número ascendente de investidores. No último século as franquias têm sido associadas ao conceito de comércio livre e à oportunidades de novas fontes de renda, com o objetivo de motivar e propagar o espírito empreendedor que levou a tantas histórias de sucesso espalhadas ao redor do mundo. O aumento do mercado de franquias é acompanhado por um crescimento no número de franqueadores oferecendo uma diversidade de propostas de negócios alicerçados em vários segmentos mercadológicos. Neste senso, o objetivo deste estudo foi identificar as principais variáveis do segmento de franquias, considerando suas principais características empresariais por meio de um estudo de caso. O método utilizado foi de abordagem predominantemente qualitativa, que permitiu capturar informações e sustentar as conclusões do estudo, integrando diferentes aspectos da pesquisa de maneira complementar. A marca Burger King tem direcionado suas ações para aquisições de lojas próprias, diferenciando-se, em alguns aspectos, de suas principais concorrentes.

Publicado

20/12/2018

Como Citar

Silveira, A. G., Galli, L. C. do L. A., & Batalhão, A. C. da S. (2018). FRANQUIAS: um estudo de caso do Burger King. SITEFA, 1(1), 255–271. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.15

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Comportamento organizacional e produtividade

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