FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ULTRALEVE AVANÇADO AC15 EXPERIMENTAL

Autores

  • Danilo Mucci Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0002-1918-0553
  • Maria Aparecida Bovério Pós-Doutorado em Educação (UNESP-Rio Claro), Doutorado, Mestrado e Especialização em Educação (UNESPAraraquara), Bacharel em Letras (Centro Universitário Moura Lacerda-Ribeirão Preto). Docente e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) - Câmpus de Sertãozinho e Jaboticabal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação Superior (GEPES) do Departamento de Educação da UNESP, Câmpus de Rio Claro, vinculado ao CNPq
  • Antônio Carlos Muniz Ventura Júnior Prof. Me. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho - São Paulo - Brasil https://orcid.org/0000-0002-4765-6870
  • Dejaime Pereira da Silva Engenheiro Eletricista pela Universidade de Araraquara (UNIARA), Master in Business Administration (MBA) - Gestão Empresarial pela Faculdade de Monte Alto-SP, Engenheiro de Manutenção - Maintenance Engineer na HUTCHINSON Brasil Automotive Ltda (HBA), Departamento Manutenção - Industry II - Maintenance Department https://orcid.org/0000-0001-6100-5647

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.151

Palavras-chave:

Ultraleve avançado AC15, Construção, Manutenção

Resumo

O ultraleve avançado AC15 trata-se de um avião desenhado para ser o primeiro avião a ser construído por um construtor amador. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi investigar seu processo de fabricação e manutenção, realizado dentro de uma marcenaria e os objetivos gerais pautaram-se em caracterizar o que é um ultraleve avançado AC15 e avaliar como se deve realizar a sua manutenção. Além da revisão bibliográfica e da pesquisa documental, foi realizada uma pesquisa aplicada, na qual foram construídas partes do ultraleve. Como resultados foi possível construir a fuselagem, as asas, o profundor, o leme, a deriva, o estabilizador, o compensador, a capota e o trem de pouso, além de poder aprender que a manutenção do AC15 deve ser feita no motor, na fuselagem e asa, nos comandos, ajuste de cabos e varetas e que ela deve ser preventiva, ou seja, realizada antes de cada voo, com atenção na parte mecânica como também na elétrica. Concluiu-se que, apesar de ainda não ter sido possível terminar toda a construção do ultraleve, uma vez que o custo é alto, as pessoas que têm recurso disponível para essa finalidade conseguem finalizar, desde que seguidas as instruções e normas previamente estabelecidas.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Mucci, D., Bovério, M. A., Ventura Júnior, A. C. M., & Silva, D. P. da. (2021). FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ULTRALEVE AVANÇADO AC15 EXPERIMENTAL. SITEFA, 4(1), 128–141. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.151

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