EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
os estudantes como protagonistas
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.153Palavras-chave:
Evasão Escolar, Ensino Técnico de Administração, ETEC de Ribeirão Preto - SPResumo
A presente pesquisa incide sobre a problemática da evasão escolar, e tem como objetivo principal, conhecer os fatores que levam à evasão dos alunos nos três módulos que compõem o curso Técnico de Administração da ETEC José Martimiano da Silva de Ribeirão Preto - SP - Brasil, do período vespertino, nos anos de 2016 até 1º semestre de 2018. Após o levantamento no sistema da Secretaria Acadêmica da escola, optou-se pela metodologia da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados das entrevistas, de acordo com duas categorias principais construídas acerca dos elementos envolvidos na evasão escolar, indicam os motivos da escolha do curso e motivos da evasão do curso técnico em administração e, no âmbito dessas categorias, foram elencadas as subcategorias. Observou-se que o fator social e econômico dos alunos sobressai como primeiro ponto na evasão do curso, tornando vulneráveis as ações da instituição em busca de soluções para o controle dos números apresentados na pesquisa. Outro fator é o período do curso e a localização da escola que, por fatores educacionais e governamentais, contribuem para esses números. E, por fim, o fator socioeconômico da região, impactando nas decisões dos alunos para capacitação e desafios que o mercado de trabalho impõe. Concluiu-se que a ETEC deve dar especial atenção à evasão no período vespertino, no que diz respeito à dependência de disciplina e excesso de faltas, uma vez que as demais causas de evasão identificadas entre os participantes da pesquisa não dizem respeito ao contexto interno da escola, mas são atribuídos a fatores considerados “positivos” do ponto de vista dos estudantes, uma vez que remetem a fatores como conseguir emprego, estágio, ingressar em cursos superiores ou mudança de turno de estudo.