EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

os estudantes como protagonistas

Autores

  • Vera Lúcia Borges Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Professora da ETEC José Martimiano da Silva de Ribeirão Preto – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0002-8683-9127
  • Célia Regina Vieira de Souza-Leite Doutorado e Mestrado em Psicologia pela USP-RP, Especialização em Psicossomática e Psicossomática Clínica, Graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica (CUBM-RP); Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela USP-RP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, Líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Constituição do sujeito no contexto escolar (CUML-RP/CNPq), Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas Sexualidade vida (USP-RP/CNPq), Editora, de 2012 à 2020, da Revista Plures Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP https://orcid.org/0000-0002-9691-2842
  • Maria Aparecida Bovério Pós-Doutorado em Educação (UNESP-Rio Claro), Doutorado, Mestrado e Especialização em Educação (UNESP-Araraquara), Bacharel em Letras (Centro Universitário Moura Lacerda-Ribeirão Preto). Docente e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) - Câmpus de Sertãozinho e Jaboticabal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação Superior (GEPES) do Departamento de Educação da UNESP, Câmpus de Rio Claro, vinculado ao CNPq
  • Raquel Gomes Meirelles Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Franca, Formação Pedagógica em Nível Superior para Docente da Educação Profissional pelo Instituto Federal de São Paulo (2017), Especialização em Docência no Ensino Superior e em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Professora, Assessora Técnica Administrativa e Coordenadora do Processo Seletivo (Vestibular) da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho-SP-Brasil https://orcid.org/0000-0003-3167-617X

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.153

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Técnico de Administração, ETEC de Ribeirão Preto - SP

Resumo

A presente pesquisa incide sobre a problemática da evasão escolar, e tem como objetivo principal, conhecer os fatores que levam à evasão dos alunos nos três módulos que compõem o curso Técnico de Administração da ETEC José Martimiano da Silva de Ribeirão Preto - SP - Brasil, do período vespertino, nos anos de 2016 até 1º semestre de 2018. Após o levantamento no sistema da Secretaria Acadêmica da escola, optou-se pela metodologia da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados das entrevistas, de acordo com duas categorias principais construídas acerca dos elementos envolvidos na evasão escolar, indicam os motivos da escolha do curso e motivos da evasão do curso técnico em administração e, no âmbito dessas categorias, foram elencadas as subcategorias. Observou-se que o fator social e econômico dos alunos sobressai como primeiro ponto na evasão do curso, tornando vulneráveis as ações da instituição em busca de soluções para o controle dos números apresentados na pesquisa. Outro fator é o período do curso e a localização da escola que, por fatores educacionais e governamentais, contribuem para esses números. E, por fim, o fator socioeconômico da região, impactando nas decisões dos alunos para capacitação e desafios que o mercado de trabalho impõe. Concluiu-se que a ETEC deve dar especial atenção à evasão no período vespertino, no que diz respeito à dependência de disciplina e excesso de faltas, uma vez que as demais causas de evasão identificadas entre os participantes da pesquisa não dizem respeito ao contexto interno da escola, mas são atribuídos a fatores considerados “positivos” do ponto de vista dos estudantes, uma vez que remetem a fatores como conseguir emprego, estágio, ingressar em cursos superiores ou mudança de turno de estudo.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Borges, V. L., Souza-Leite, C. R. V. de, Bovério, M. A., & Meirelles, R. G. (2021). EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: os estudantes como protagonistas. SITEFA, 4(1), 219–231. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.153

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional

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