OS DESAFIOS DO CRM COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

o caso Alpha

Autores

  • Cristianne Bállico Kosiur Estudante do Curso de MBA em Marketing – PECEGE/ ESALQ – Universidade de São Paulo – Piracicaba – S.P. – Brasil
  • Gustavo Barbieri Lima Prof. Ms. do PECEGE/ ESALQ – Universidade de São Paulo – Piracicaba – S.P. – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.164

Palavras-chave:

LGPD, Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento, Regulamentação

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é investigar os desafios que a área de CRM da empresa ALPHA enfrentará com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os impactos e benefícios, assim como de que forma a referida empresa precisará se adaptar e alterar as estratégias aplicadas, adaptando os processos e a utilização dos dados dos clientes para adequação a lei. Utilizou-se o método de estudo de caso (entrevistas semi-estruturadas com Analista Jr de CRM; Coordenador de CRM; Especialista em Mídias Sociais; Gerente de CRM e análise documental) para se analisar a empresa ALPHA (empresa de serviços financeiros, especializada em benefícios, com sua sede em Barueri – SP.). Os principais resultados apontam que: (a) a empresa precisará estruturar uma boa plataforma de gestão de consentimento (o cliente deve consentir com o fornecimento e utilização dos seus dados), que será extremamente relevante referente às informações e mensagens o que os clientes querem receber; (b) um dos principais benefícios para a empresa é o conforto por estar dentro da lei e usando os dados de maneira segura e de forma mais eficiente e eficaz, o que poderá proporcionar resultados ou retornos melhores no direcionamento das campanhas de marketing.; (c)os profissionais de CRM deverão ser mais criativos, analíticos e inteligentes para poder desbanalizar o envio de comunicações de marketing; (d) a área terá que ter métodos e processos bem estruturados para garantir que a lei seja seguida.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Kosiur, C. B., & Lima, G. B. (2021). OS DESAFIOS DO CRM COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: o caso Alpha. SITEFA, 4(1), 252–262. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.164

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional

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