MODELAGEM 3D

PROTÓTIPO DE UMA CALDEIRA PARA APLICAÇÃO EM LABORATÓRIO DE ENSINO

Autores

  • Danilo Gelloni da Silva Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil
  • José Henrique Varjão Santana Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil
  • Gustavo Coser Monteiro Dias Prof. Me. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.182

Palavras-chave:

Modelagem 3D, Caldeira, Simulação, Manufatura

Resumo

O presente trabalho propôs atualizar o projeto de uma caldeira aquatubular desenvolvido no ano 2019, pelos alunos do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, na Fatec Sertãozinho, para fins de aprendizagem. Dentre as necessidades de atualização foram detectadas a ausência da gaveta para recebimento da fuligem oriunda do processo de combustão, assim como, de um sistema que permitisse a movimentação segura desta, uma vez que a massa total poderá ser da ordem de 400 kg. Além dessa atualização do projeto, foi proposta a substituição de soldas entre tubos, na confecção da parede d’água, por soldas entre os tubos e elementos comunicadores, como, por exemplo, os “tees”, a fim de reduzir o tempo de manufatura dessa estrutura. Adicionalmente à adição de um sistema para a movimentação e recebimento da gaveta de fuligem na parte externa da caldeira, foi realizada uma análise estrutural via elementos finitos da parte inferior do equipamento, de modo a atestar a segurança da solução adotada. Diante das intervenções realizadas no projeto foi possível concluir pela vantagem que os softwares de modelagem 3D oferecem aos projetistas, assim como à etapa de manufatura em si.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Silva, D. G. da, Santana, J. H. V., & Dias, G. C. M. (2021). MODELAGEM 3D: PROTÓTIPO DE UMA CALDEIRA PARA APLICAÇÃO EM LABORATÓRIO DE ENSINO. SITEFA, 4(1), 198–208. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.182

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