MEDIÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇO PELO MÉTODO SERVQUAL

um estudo exploratório-descritivo em um pesqueiro na região de Taubaté-SP

Autores

  • Marcia Mitie Durante Maemura Professora Doutora da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Uberlândia (MG)
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Sheila Farias Alves Garcia Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Glaucia Aparecida Prates Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) e do Campus Experimental de Itapeva, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-8916-3441
  • Cristiane Sonia Arroyo Professora Doutora da Faculdade de Ciências Gerenciais (FACESB). Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar (CEPECAF- UNESP) https://orcid.org/0000-0003-2871-8834

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.187

Palavras-chave:

qualidade em serviços;, satisfação do cliente;, pesqueiros

Resumo

Dado o crescimento e a importância econômica e social dos pesqueiros no Brasil é fundamental que os pesqueiros avaliem o nível da qualidade de serviços aos clientes, pois a qualidade em serviços proporciona vários benefícios para as empresas. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo medir o nível da qualidade dos serviços prestados por um pesqueiro localizado na região de Taubaté-SP, utilizando como referência o modelo SERVQUAL, desenvolvido por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985). A escolha deste modelo de mensuração justifica-se pelo fato de ser largamente aplicado em diversos segmentos de serviços, com resultados assertivos e satisfatórios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a 600 clientes de um empreendimento do tipo "pesqueiro" na cidade de Taubaté/SP. Após uma análise descritiva das respostas coletadas, foi possível identificar: o perfil do cliente, a avaliação da qualidade em serviços, o nível de satisfação do cliente e as recomendações de melhoria dos clientes.  Com os resultados obtidos pode-se afirmar assim que o modelo SEVQUAL, mostrou-se consistente como ferramenta para medição da qualidade de serviços do pesqueiro pesquisado. A metodologia utilizada neste trabalho apresentou resultados consistentes quanto à percepção de clientes sobre os serviços prestados pelo pesqueiro - especialmente, quanto a disponibilização de materiais relacionados à prática da pescaria esportiva, disponibilização de informações de consumo (placas, aspectos relacionados à cobrança de serviços) e conduta dos profissionais atuantes na empresa.

Biografia do Autor

Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Curso de graduação em Administração - Jaboticabal - São Paulo – Brasil.

Glaucia Aparecida Prates, Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) e do Campus Experimental de Itapeva, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agrárias Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Jaboticabal) e do Campus experimental Itupeva -  São Paulo – Brasil

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

Maemura, M. M. D., Galli, L. C. do L. A., Garcia, S. F. A., Prates, G. A., & Arroyo, C. S. (2021). MEDIÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇO PELO MÉTODO SERVQUAL: um estudo exploratório-descritivo em um pesqueiro na região de Taubaté-SP. SITEFA, 4(1), 318–331. https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.187

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional

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