A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO
análise do Projeto Pedagógico do curso de Logística em uma Instituição Pública Federal
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.192Palavras-chave:
Gestão Ambiental;, Responsabilidade Ambiental;, Curso Superior TecnológicoResumo
O objetivo dessa obra é analisar as DCN para a Educação Ambiental (EA), instituídas pela Resolução do Ministério da Educação Nº 02 de 15/06/2012, e o PPC do Curso Superior de Logística, do Instituto Federal do ES, com o propósito de identificar ações e metodologias adequadas em EA e possíveis espaços para adequação. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa com revisão de literatura, e análise documental em legislações ambientais brasileiras, e o PPC do curso citado. Os resultados foram tabulados em planilha no software Microsoft Excel para posterior tratamento e criação da estatística descritiva visando a análise e interpretação dos dados levantados por meio da elaboração de quadros e tabelas. Análises encontradas demonstraram que nenhuma das disciplinas obrigatórias do curso de Logística, tratam de assuntos relacionados à questão ambiental. A matriz do curso está estruturada de forma tal que a Educação Ambiental é ofertada apenas em disciplina optativa contemplando as normativas vigentes na Resolução CP/CNE nº 2, de 15 de junho de 2012 das Diretrizes Nacionais para a Educação Ambiental. Além disso, verificou-se que todas as disciplinas obrigatórias não demonstram em suas ementas que desenvolveram a questão ambiental de um modo transversal, contínuo e permanente (Decreto Nº 4.281/2002), por meio da realização de atividades curriculares e extracurriculares.