EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR

análise das matrizes curriculares dos cursos tecnólogos em logística nas IES paulistas

Autores

  • Laércio de Jesus Barros Especialista em Logística e Operações pelo Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.194

Palavras-chave:

Gestão Ambiental;, Matrizes Curriculares;, Curso Superior Tecnológico

Resumo

Um instrumento eficiente que deve ser utilizado para uma boa formação em Educação Ambiental é a Instituição Universitária, ela precisa reorganizar e dialogar com os saberes necessários para uma aproximação dos problemas socioambientais e a sociedade. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de verificar as matrizes curriculares dos cursos Tecnológicos em Logística, oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior. A verificação se deu por meio de uma análise das matrizes curriculares de 23 cursos Tecnológicos, que objetivou identificar quais cursos possuem em sua grade, disciplinas relacionadas com a questão ambiental. Os resultados foram tabulados em planilha no software Microsoft Excel para posterior tratamento e criação da estatística descritiva visando a análise e interpretação dos dados levantados por meio da elaboração de gráficos. Como resultado obteve-se a distribuição dos cursos que apresentam as disciplinas em sua grade. Análises encontradas demonstraram que 71% dos cursos ofertados pelas IES no Brasil, possuem disciplinas relacionadas à questão ambiental. Sugere-se que trabalhos futuros, realizem pesquisas de campo e verifiquem como se dá na prática, a aplicação dessa disciplina nos vários campi da IES analisadas, a fim de possibilitar um maior delineamento do perfil dos estudos relacionados à temática.

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Publicado

16/12/2022

Como Citar

Barros, L. de J. (2022). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: análise das matrizes curriculares dos cursos tecnólogos em logística nas IES paulistas. SITEFA, 5(1), 257–266. https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.194

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