LABORATÓRIO DE TESTE PARA FABRICAÇÃO DE ETANOL
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.213Palavras-chave:
Etanol, Laboratório, Testes, SucroalcooleiroResumo
Este artigo tem como objetivo trazer uma forma alternativa para testes de substâncias com graus de concentração variados. Como principal exemplo, apresenta-se o processo de fervura do caldo da cana, como concentração de sólidos solúveis (Brix) e esterilização para compor o mosto que vai para a fermentação, produzindo assim, o etanol.
O laboratório de testes permite extensas análises e aplicações, que se faz muito útil, principalmente, para o setor sucroalcooleiro, por depender exatamente da concentração do Brix da cana de açúcar. Assim pode-se otimizar e garantir a qualidade dos processos.
Tem-se no projeto quatro tanques, que durante o processo, armazenam líquidos e os alternam por meio de válvulas para conduzir até um aquecedor, onde a concentração será fervida e analisada sob determinada temperatura (ºC). Após essa etapa, a concentração é encaminhada à um resfriador para retornar ao tanque de origem. Essa atividade se repete para os quatro tanques e em seguida pode ser descartado ou utilizado para outros testes.
Logo após o laboratório ser esvaziado, é acionado um sistema de autolimpeza, onde ocorre a higienização tanto dos tanques, quanto dos canos, fazendo assim a preparação para a próxima utilização.