DESAFIOS E BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ABNT NBR ISO 9001:2015 EM UMA EMPRESA DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA CIDADE DE SERTÃOZINHO-SP
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v6i1.252Palavras-chave:
Gestão da qualidade, ISO 9001:2015, Implementação, Benefícios, DesafiosResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e os benefícios da implementação da norma ABNT NBR ISO 9001:2015 em uma empresa de soluções tecnológicas na cidade de Sertãozinho-SP, utilizando um estudo de caso como metodologia de pesquisa. A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Através de uma revisão bibliográfica e entrevistas com os colaboradores da empresa em estudo, foram identificados os principais desafios e benefícios da implementação da ISO 9001:2015. Os resultados obtidos contribuem para uma melhor compreensão dos benefícios da implementação da ISO 9001:2015 e podem auxiliar outras empresas na decisão de adotar esse sistema de gestão da qualidade.
Referências
CARPINETTI, L.C.R.; GEROLAMO, M.C.; MIGUEL, P.A.C. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
______. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
CORBETT, C. J.; MONTES-SANCHO, M. J.; KIRSCH, D. A. The financial impact of ISO 9000 certification in the United States: an empirical analysis. Management Science, v. 51, n. 7, p. 1046-1059, 2005. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.1040.0358
DOUGLAS, A.; COLEMAN, S.; ODDY, R. The case for ISO 9000: The TQM Magazine. v. 15, n. 5, p. 316-324, 2003. DOI: https://doi.org/10.1108/09544780310487712
ESPERANÇA, R. M.; SILVA, L. A.; FERNANDES, L. F. V. M.; RIBEIRO, R. B. Análise comparativa dos requisitos da Norma ISO 9001:2008 com a DIS ISO 9001:2015. Revista de Administração da Fatea. v. 11, n. 11, p. 84 – 95, jul/dez., 2015.
FEIGENBAUM, A. V. Controle da qualidade total: gestão e sistemas. São Paulo: Makron Books, 1994.
ISO 45001:2018. Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). Disponível em: https://www.sgsgroup.com.br/pt-br/sustainability/social-sustainability/auditcertification-and-verification/iso-45001-occupational-health-and-safety-managementsystems-ohsms. Acesso em 07/08/2023.
JORGE, Glaucio Fiorenzano; TOMAZ, Roberto Epifânio. Compliance rins – como implantar e quais os benefícios do programa de compliance? IV Congresso Catarinense de Direito processual Civil & Mais. 7 a 9 de novembro de 2018. Univali Eventos – Universidade Vale do Itajaí. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/276005736.pdf]. Acesso em 07 ago. 2023.
JURAN, M. J.; DE FEO, A. J. Juran's Quality Handbook: The Complete Guide to Performance Excellence. 6. ed. McGraw-Hill Education, 2010.
LAGROSEN, S.; LAGROSEN, Y. Quality configurations: a contingency approach to quality management. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 20, n. 7, p. 759-773, 2003. http:// dx.doi.org/10.1108/02656710310491203 DOI: https://doi.org/10.1108/02656710310491203
MACHADO, J. A.; ROTONDARO, R. G. Mensuração da qualidade de serviços: um estudo de caso na indústria de serviços bancários. Gestão & Produção, v.10, n. 2, p. 217-230, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2003000200007
MATTOS, J. C.; TOLEDO, J. C. Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000. Gestão & Produção, v. 5, n. 3, p. 312-324, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X1998000300011
MILAGRE, J. A. Panorama jurídico e normativo da política de TI verde. Webinsider, 28 de fevereiro de 2008. Disponível em http://webinsider.uol.com.br/2008/02/28/o-panorama-juridico-e-normativo-da-politica-de-ti-verde. Acesso em: 07 ago. 2023
PINTO, S. H. B.; CARVALHO, M. M.; HO, L. L. Main quality programs characteristics in large size Brazilian companies. International Journal of Quality and Reliability Management, v. 25, n. 3, p. 276 - 291, 2008. DOI: https://doi.org/10.1108/02656710810854287
SAMPAIO, P.; SARAIVA, P.; RODRIGUES, A. G. ISO 9001 certification research: questions, answers and approaches. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 26, n. 1, p. 38-58, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/02656710910924161
VALLS, V. M. Gestão da Qualidade em serviço de informação no Brasil: estabelecimento de um modelo de referência baseado nas diretrizes da NBR ISO 9001. 2005. 247 f. Tese (Doutorado)-Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
ZU, X. Infrastructure and core quality management practices: how do they affect quality? International Journal of Quality & Reliability Management, v. 26, n. 2, p. 129-49, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/02656710910928789