VENDEDOR OCULTO ATRAVÉS DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE UMA EMPRESA GARDEN: o caso ALPHA
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.283Palavras-chave:
embalagem, merchandising, PDV, varejoResumo
Atualmente, empresas buscam cada vez mais maximizar seus lucros e ampliar sua representatividade no mercado, sendo assim, este estudo apresentará a influência da embalagem na tomada de decisão de compra pelo cliente. O objetivo geral da presente pesquisa é avaliar o impacto da troca de embalagem do catálogo de produtos Garden da empresa ALPHA (nome fictício) no processo de decisão de compra pelo consumidor, através de resultados anteriores e posteriores a alteração da embalagem, e seu reflexo nas vendas da empresa. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único (experiência da autora, análise documental/ registros fotográficos e observação participante) para se analisar a empresa ALPHA responsável pela importação e comercialização de produtos agrícolas, localizada na cidade de Holambra/SP, pólo no mercado de flores e insumos Garden. Para a etapa de planejamento do estudo de caso, definiu-se o contexto do estudo, uma unidade de ponto de venda (PDV) de comercialização de insumos agrícolas. Os principais resultados apontaram que: (a) as melhorias foram estudadas e implementadas, houve alteração de rótulo e segmentação do produto por tipo de cultura, deixando evidente ao cliente através do rótulo para qual tipo de planta utilizar o produto e o respectivo modo de aplicação; (b) posterior à alteração da embalagem houve o crescimento nas vendas dos produtos; (c) houve relação entre melhorar a embalagem e a percepção do produto pelo cliente; (d) o estudo de caso apresentado foi eficaz para a resposta do objetivo principal desta pesquisa.
Referências
ARAÚJO, Dayse Maciel De. Gestão Varejista. M152G. Piracicaba: Pecege Editora, 2020.
BASSIN, Susan B. Packaging: A Key Element in AddedValue. Journal of Food Distribution Research, page 6-11, 1988.
CARDANO, Mario. Manual de Pesquisa Qualitativa – A Contribuição da Teoria da Argumentação. Petrópolis: Vozes, 2017.
CHICAGLIONE, Priscila Elaine Leite. Estudo da percepção de tutores relativa a embalagens como ferramenta para inovação no setor pet food. Dissertação em Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Universidade de São Paulo, Pirassununga, SP, 2021.
FEIJÓ, Fabrício Rodrigues; BOTELHO, Delane. Efeito dos Fatores de Merchandising nas Vendas do Varejo. RAE – Revista Administração de Empresas, v. 52: páginas 628-642, 2012.
FLICK, Uwe. Qualidade na Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
NEGRÃO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de Embalagem – Do Marketing à Produção. São Paulo: Novatec Editora, 2008.
NEIS, Leonardo Cesar; SANTOS, Rodrigo Perim. A embalagem como Importante Ferramenta de Merchandising na Decisão de Compra do Consumidor. 2017. Revista Advérbio, VII número 13, páginas 1-15
RIYADI, Agus; RANGKUTI, Sarah. Proceedings of the Asia Tourism Forum 2016 - the 12th Biennial Conference of Hospitality and Tourism Industry in Asia. Trisakti School of Tourism, Jakarta, Indonesia, 2016.
ROESE, Malin Olander; NILSSON, Frederik. Competitive Advantage Through Packaging Design – Propositions for Supply Chain Effectiveness and Efficiency. In International Conference on Engineering Design, 2009, Stanford, CA, United States, 2009.
VAJA. Bankim R. Retail Management. IJRAR- International Journal of Research and Analytical Reviews, v2: pages 22-28, 2015.
YIN, Robert K. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. 5. ed. São Paulo: Bookman Editora, 2015.