MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS: como o LinkedIn da NovaPR engaja colaboradores e público externo?

how does NovaPR’s LinkedIn engage employees and external audiences?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.286

Palavras-chave:

LinkedIn, marketing digital, netnografia, redes sociais

Resumo

O objetivo geral da presente pesquisa é analisar de que forma a agência de comunicação NOVA PR utiliza o marketing digital para engajar o público interno e externo da rede social LinkedIn, bem como compreender as estratégias digitais adotadas nessa plataforma. Para tal, utilizou-se a Netnografia como método de pesquisa. A análise ocorreu de primeiro de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. Os principais resultados apontaram que: (a) a NOVA PR possui um perfil sólido e atualizado na plataforma, além de fiéis e ativos de seguidores. (b) foram publicadas cotidianamente postagens com tom amigável sobre temas institucionais, como: premiações, novos clientes, aniversário da agência, entre outros; (c) pode-se afirmar que no recorte das 18 postagens citadas neste trabalho, a percepção da fan base quanto à companhia é positiva e foram registradas 33.616 impressões, 1.597 reações, 1.013 cliques, 117 comentários e 45 compartilhamentos; (d) notou-se a utilização de poucas hashtags por post, em geral cerca de três, como: #ClienteNOVA #NovaPR #PR #digital #conteúdo; (e) durante o período analisado foram registrados apenas dois vídeos.

Biografia do Autor

Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP

  • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
  • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
  • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo (2020 – Em Andamento).
  • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
  • Mais de 18 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
  • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
  • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
  • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
  • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
  • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
  • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
  • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
  • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
  • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
  • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
  • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
  • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

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Publicado

20/10/2024

Como Citar

de Almeida Martins da Silva , F., & Lima, G. B. (2024). MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS: como o LinkedIn da NovaPR engaja colaboradores e público externo? how does NovaPR’s LinkedIn engage employees and external audiences?. SITEFA, 7(1), e7105. https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.286

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