A INTEGRAÇÃO DOS INTERCÂMBIOS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO VOCACIONAL: alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.310Palavras-chave:
Educação vocacional, Inclusão, Intercâmbios virtuais, Internacionalização, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
Este artigo explora a integração dos intercâmbios virtuais na educação vocacional, destacando sua contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente os ODS 4, 8 e 10. Por meio de uma revisão bibliográfica e estudos de caso, este trabalho evidencia como essas práticas educacionais promovem uma educação inclusiva e de qualidade, preparam os alunos para um mercado de trabalho globalizado e contribuem para a redução das desigualdades. Exemplos práticos, como os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) do Centro Paula Souza, são analisados para ilustrar os benefícios dos intercâmbios virtuais. Destaca-se a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica e capacitação de docentes para maximizar os impactos positivos dessas iniciativas. Sugestões para gestores educacionais e para pesquisas futuras também são discutidas.
Referências
CASTELLS, M. The Rise of the Network Society. Wiley-Blackwell, 2010.
CENTRO PAULA SOUZA. Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs). 2023. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/cps-e-segundo-maior-do-mundo-em-projetos-colaborativos-internacionais/ . Acesso em: 15 jul. 2024.
DEARDORFF, D. K. The Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization. Journal of Studies in International Education, v. 10, n. 3, p. 241-266, 2006.
FIGUEIRÓ, P. S.; RAUFFLET, E. Sustainability in higher education: a systematic review with focus on management education. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 22-33, 2015.
FRIEDMAN, T. L. The World Is Flat: A Brief History of the Twenty-First Century. Farrar, Straus and Giroux, 2007.
HELM, F.; GUTH, S. The Multifarious Goals of Telecollaboration 2.0. In: O'DOWD, R.; LEWIS, T. (Eds.). Online Intercultural Exchange: Policy, Pedagogy, Practice. Routledge, 2020.
KNIGHT, J. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
LEAL FILHO, W., CAIADO, R.G.G; QUELHAS, O.L.G., MATTOS NASCIMENTO, D. L. de; ÁVILA, L. V. Sustainable Development Goals and Education: A Global Perspective. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 19, n. 1, p. 1-16, 2018.
MOK, K. H. Globalization and Education: The Challenges and Opportunities. In: Globalization and Education. Springer, 2016. p. 1-15.
NOGUEIRO, T.; SARAIVA, M. TQM and SDGs for Erasmus+ Programme—Quality Education, Reducing Inequalities, Climate Change, Peace and Justice. Social Sciences, v. 12, n. 3, p. 123, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/12/3/123 . Acesso em: 17 set. 2024.
O'DOWD, R. Virtual Exchange: A New Paradigm for Language Learning. In: The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. Routledge, 2020. p. 1-15.
O'DOWD, R.; O'ROURKE, B. New Developments in Virtual Exchange in Foreign Language Education. Language Learning & Technology, v. 23, n. 3, p. 1-7, 2019.
THORNE, S. L. The "Intercultural Turn" and Language Learning in the Crucible of New Media. In: HELM, F.; GUTH, S. (Eds.). Telecollaboration 2.0: Language, Literacies and Intercultural Learning in the 21st Century. Peter Lang, 2010.