DA INTUIÇÃO À ESTRUTURA: uma abordagem multicritério com AHP para apoiar a escolha do curso superior no ensino médio
A Multicriteria Approach with AHP to Support Higher Education Course Choice
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.336Palavras-chave:
AHP; tomada de decisão; projeto de vida; orientação vocacional; ensino médio.Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem metodológica baseada no método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxiliar estudantes do ensino médio na escolha de um curso superior. Considerando a complexidade da tomada de decisão vocacional e sua importância no contexto do Projeto de Vida, conforme proposto na BNCC, o trabalho propõe a construção de um modelo multicritério estruturado em cinco dimensões principais: Acadêmica, Mercado de Trabalho, Financeira, Pessoal e Acessibilidade/Admissibilidade. A partir da aplicação do AHP, os estudantes são guiados a avaliar e ponderar subcritérios relevantes, resultando em uma hierarquização personalizada das alternativas de curso. A proposta visa fomentar decisões mais conscientes e alinhadas aos valores e contextos individuais, contribuindo para uma orientação vocacional mais eficaz e baseada em dados.
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