DA INTUIÇÃO À ESTRUTURA: uma abordagem multicritério com AHP para apoiar a escolha do curso superior no ensino médio

A Multicriteria Approach with AHP to Support Higher Education Course Choice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.336

Palavras-chave:

AHP; tomada de decisão; projeto de vida; orientação vocacional; ensino médio.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem metodológica baseada no método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxiliar estudantes do ensino médio na escolha de um curso superior. Considerando a complexidade da tomada de decisão vocacional e sua importância no contexto do Projeto de Vida, conforme proposto na BNCC, o trabalho propõe a construção de um modelo multicritério estruturado em cinco dimensões principais: Acadêmica, Mercado de Trabalho, Financeira, Pessoal e Acessibilidade/Admissibilidade. A partir da aplicação do AHP, os estudantes são guiados a avaliar e ponderar subcritérios relevantes, resultando em uma hierarquização personalizada das alternativas de curso. A proposta visa fomentar decisões mais conscientes e alinhadas aos valores e contextos individuais, contribuindo para uma orientação vocacional mais eficaz e baseada em dados.

Biografia do Autor

  • Alexandre Jurandir Aparecido, FATEC-Sertãozinho

    Licenciado em Física pela UFTM e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFU, atua como professor de Física no Sesi São Paulo e na Fatec-Sertãozinho . Especialista em Data Science e Analytics pela USP Esalq, busca aliar sua expertise em física com análise de dados para obter suporte à tomada de decisões no exercício da docência e oferecer insights à gestão educacional. Integra habilidades práticas e tecnológicas no desenvolvimento de métodos de ensino investigativos e inovadores. É Educador Certificado pela Microsoft (MCE) e membro do programa Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) desde 2018.

Referências

APARECIDO, Alexandre J. Integrando tecnologias educacionais e a Teoria Antropológica do Didático: uma abordagem para o ensino de movimento circular no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

EMROUZNEJAD, A.; MARRA, M. The state of the art development of AHP (1979–2017): a literature review with a social network analysis. International Journal of Production Research, v. 55, p. 6653–6675, 2017.

FARIA, L.; TAVEIRA, M. Avaliação da exploração e da indecisão de jovens no contexto da consulta psicológica vocacional: um estudo da eficácia da intervenção. In: XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2006.

FERREIRA, A. S.; LIMA, R. Discriminant Analysis in Career Studying “Decision/Indecision”: the Career Factors Inventory (CFI) as a diagnostic measure. The Spanish Journal of Psychology, p. 927–940, 2013.

GATI, I.; AMIR, T. Facets of career decision-making difficulties. British Journal of Guidance & Counselling, p. 483–503, 2006.

GOMES, L. F.; GOMES, C. F.; ALMEIDA, A. T. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2009.

GROSS, J. C. Multicritério de apoio à decisão. Indaial: UNIASSELVI, 2010. Disponível em:https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/gabarito/gabarito.php?codigo=9113. Acesso em: 12 jun. 2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores educacionais e sociais: relatório técnico. Brasília: IBGE, 2024.

MEDEIROS, M. S.; CAMBRAINHA, G. M. Proposta de auxílio à decisão multicritério para potenciais estudantes universitários. In: XLVII SBPO, 2015. Anais do XLVII SBPO, p. 1–9, 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Projeto de vida: ser ou existir? Brasília: MEC, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir. Acesso em: 28 fev. 2024.

SAATY, TL. The analytic hierarchy process. McGraw-Hill, 1980.

SANTOS, K. S.; GONTIJO, S. B. Ensino médio e projeto de vida: possibilidades e desafios. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, p. 19–34, 2020.

SANTOS, M. Analytical Hierarchy Process. Brasília, 2022.

USEEM, M. A hora da verdade: a decisão na hora certa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

ZIA, A.; TAN, P.-L.; SUBRAMANIAM, G. Criteria and priorities of secondary school students in choosing their educational pathway: a selection process by Analytic Hierarchy Process. Malaysian Journal of Consumer and Family Economics, p. 233–247, 2019.

Downloads

Publicado

11/11/2025

Como Citar

Aparecido, A. J. (2025). DA INTUIÇÃO À ESTRUTURA: uma abordagem multicritério com AHP para apoiar a escolha do curso superior no ensino médio: A Multicriteria Approach with AHP to Support Higher Education Course Choice. SITEFA, 8(1), e8107. https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.336