GEOMARKETING: aplicação em pequenos negócios

Autores

  • Guilherme Delvaz Mendes Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Guilherme Leite Xavier de Lima Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • ivan.cruz01@etec.sp.gov.br Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Pedro Henrique Dias da Silva Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Fabio Takahashi Fujinami Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.376

Palavras-chave:

marketing, geomarketing; posicionamento.

Resumo

O mundo dos negócios se tornou bastante dinâmico e competitivo nos últimos anos. A tecnologia tem se integrado de maneira decisiva às estratégias de marketing, como se percebe nos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. Por meio de metodologia de pesquisa e metodologia adequada, as análises e diagnósticos apontam como as marcas são percebidas e quais as atitudes do público-alvo, indo além do investimento em propaganda. Dessa maneira, reforçam e ampliam a marca, estreitando a relação dos consumidores com a empresa e aumentando o valor do negócio. Outra estratégia de marketing é o geomarketing, que nos últimos tempos, tem se tornado bastante relevante. Este é um dos mais importantes para pequenas empresas e aquelas que estão em cidades menores. O geomarketing, por meio de informações geográficas e tecnologia de GPS, oferece uma análise socioespacial que compreende o comportamento do consumidor. Ajuda, portanto, a segmentar o mercado e tomar decisões mais fundamentadas para campanhas, lançamentos de produtos e até para a definição de novas filiais.

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Publicado

11/11/2025

Como Citar

MENDES, G. D., LIMA, G. L. X. de, CRUZ, I. B. da, SILVA, P. H. D. da, & FUJINAMI, F. T. (2025). GEOMARKETING: aplicação em pequenos negócios. SITEFA, 8(1), 13. https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.376