MARKETING VERDE: é um fator de desenvolvimento regional?

Autores

  • Luiz Guilherme De Jesus Costa Estudante de Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Antony Raphael Oliveira Borges Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Fabio Takahashi FUJINAMI Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.378

Palavras-chave:

marketing; marketing verde; desenvolvimento regional.

Resumo

A crescente demanda por práticas sustentáveis tem levado empresas a adotarem estratégias voltadas à responsabilidade social, gestão ambiental e marketing verde. Tais exigências, amparadas por normas legais, impulsionam organizações a implementar programas ambientais que assegurem sua permanência no mercado. A pesquisa foca na certificação ambiental conforme a norma NBR ISO 14001, investigando como o planejamento estratégico voltado ao meio ambiente influencia a imagem corporativa e contribui para o desenvolvimento das regiões onde essas empresas atuam. Há necessidade urgente de uma conscientização global sobre a interconexão entre desenvolvimento econômico, degradação ambiental e progresso científico. Os movimentos ambientalistas começaram a ganhar força na década de 1960, impulsionados por problemas como a poluição do ar e da água nos países industrializados. Nesse contexto, o estudo analisa e busca os meios de adequação à ISO 14001, norma que orienta a criação de políticas ambientais eficazes e verificáveis. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise qualitativa, revela que a adoção de práticas sustentáveis está mais relacionada ao fortalecimento da marca e à competitividade empresarial do que a uma preocupação direta com o progresso regional. A ausência de certificações pode limitar o acesso ao mercado, tornando o marketing ambiental uma ferramenta essencial para posicionamento estratégico.

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Publicado

11/11/2025

Como Citar

COSTA, L. G. D. J., BORGES, A. R. O., & FUJINAMI, F. T. (2025). MARKETING VERDE: é um fator de desenvolvimento regional?. SITEFA, 8(1), 15. https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.378