COMPETITIVIDADE DE MARKETING EM PME EM PIRACICABA, SÃO PAULO - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.9Palavras-chave:
competitividadE, gestão, gestão empresarial, marketing, PMEResumo
Baseado em duas investigações empíricas, que descrevem e analisam a competitividade de marketing de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MIPMES) dos setores comercial, de serviços, industrial, construção e social no México. O primeiro integrado por empresas MIPMES na cidade de Celaya no estado de Guanajuato e o segundo por empresas MIPMES na cidade de Puebla. a pesquisa foi realizada em Micro e Pequenas Empresas - MIPMES - do setor comercial e de serviços localizado na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo, Brasil. É uma pesquisa empírica com um não-experimental abordagem transversal e quantitativa, um questionário foi aplicado a empresas MIPMES Cidade Piracicaba no Estado de São Paulo, Brasil. A amostra foi por composta de 14 empresas (4 micros no setor comercial e 10 do setor de pequenos serviços). O objetivo foi identificar o valor do conhecimento criado pela comercialização MIPMES Brasil, por meio da transferência de conhecimento tácito e explícito e conversão do conhecimento para a competitividade de mercado. O marketing deve ser visto como um fator chave para a competitividade das empresas, como uma ferramenta estratégica para a gestão de negócios (empresas, marcas, pessoas, lugares ou produtos) que vai dar valor ao mercado, abrangendo as bases mercadológicas satisfazer as necessidades, desejos e demandas através de marketing (posicionamento, troca e venda) do seu novo produto ou não (bom, serviço, ideia ou experiência).