VENDEDOR OCULTO ATRAVÉS DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE UMA EMPRESA GARDEN: o caso ALPHA
Palavras-chave:
embalagem, merchandising, PDV, varejoResumo
Atualmente, empresas buscam cada vez mais maximizar seus lucros e ampliar sua representatividade no mercado, sendo assim, este estudo apresentará a influência da embalagem na tomada de decisão de compra pelo cliente. O objetivo geral da presente pesquisa é avaliar o impacto da troca de embalagem do catálogo de produtos Garden da empresa ALPHA (nome fictício) no processo de decisão de compra pelo consumidor, através de resultados anteriores e posteriores a alteração da embalagem, e seu reflexo nas vendas da empresa. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único (experiência da autora, análise documental/ registros fotográficos e observação participante) para se analisar a empresa ALPHA responsável pela importação e comercialização de produtos agrícolas, localizada na cidade de Holambra/SP, pólo no mercado de flores e insumos Garden. Para a etapa de planejamento do estudo de caso, definiu-se o contexto do estudo, uma unidade de ponto de venda (PDV) de comercialização de insumos agrícolas. Os principais resultados apontaram que: (a) as melhorias foram estudadas e implementadas, houve alteração de rótulo e segmentação do produto por tipo de cultura, deixando evidente ao cliente através do rótulo para qual tipo de planta utilizar o produto e o respectivo modo de aplicação; (b) posterior à alteração da embalagem houve o crescimento nas vendas dos produtos; (c) houve relação entre melhorar a embalagem e a percepção do produto pelo cliente; (d) o estudo de caso apresentado foi eficaz para a resposta do objetivo principal desta pesquisa.