VENDEDOR OCULTO ATRAVÉS DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE UMA EMPRESA GARDEN: o caso ALPHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.320

Palavras-chave:

embalagem, merchandising, PDV, varejo

Resumo

Atualmente, empresas buscam cada vez mais maximizar seus lucros e ampliar sua representatividade no mercado, sendo assim, este estudo apresentará a influência da embalagem na tomada de decisão de compra pelo cliente. O objetivo geral da presente pesquisa é avaliar o impacto da troca de embalagem do catálogo de produtos Garden da empresa ALPHA (nome fictício) no processo de decisão de compra pelo consumidor, através de resultados anteriores e posteriores a alteração da embalagem, e seu reflexo nas vendas da empresa. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único (experiência da autora, análise documental/ registros fotográficos e observação participante) para se analisar a empresa ALPHA responsável pela importação e comercialização de produtos agrícolas, localizada na cidade de Holambra/SP, pólo no mercado de flores e insumos Garden. Para a etapa de planejamento do estudo de caso, definiu-se o contexto do estudo, uma unidade de ponto de venda (PDV) de comercialização de insumos agrícolas. Os principais resultados apontaram que: (a) as melhorias foram estudadas e implementadas, houve alteração de rótulo e segmentação do produto por tipo de cultura, deixando evidente ao cliente através do rótulo para qual tipo de planta utilizar o produto e o respectivo modo de aplicação; (b) posterior à alteração da embalagem houve o crescimento nas vendas dos produtos; (c) houve relação entre melhorar a embalagem e a percepção do produto pelo cliente; (d) o estudo de caso apresentado foi eficaz para a resposta do objetivo principal desta pesquisa.

Biografia do Autor

  • Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP
    • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
    • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
    • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo.
    • MBA em Negócios Digitais e Inteligência Artificial – Pecege – ESALQ – Universidade de São Paulo (Em andamento).

    • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
    • Mais de 20 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
    • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
    • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
    • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
    • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
    • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
    • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
    • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
    • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
    • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
    • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
    • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
    • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

VENDEDOR OCULTO ATRAVÉS DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE UMA EMPRESA GARDEN: o caso ALPHA. (2025). INTERNATIONAL JOURNAL OF INOVATION IN MANAGEMENT AND INDUSTRY, 1(01), e010102. https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.320

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