AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIAS BIOLÓGICAS EM UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.324

Palavras-chave:

agronegócio; capacitação de equipes; comercial; insumos; vendas.

Resumo

Treinamentos e capacitações são importantes instrumentos para o aprimoramento das equipes e que podem acarretar o incremento das vendas das empresas. Assim sendo, o objetivo central da presente pesquisa é avaliar os impactos de programas de treinamento, voltados para o segmento de produtos biológicos direcionado para a equipe comercial, com base em um diagnóstico estruturado de necessidades, em uma empresa de insumos agrícolas estabelecida no Paraguai. Para tal, realizaram-se dois Focus Groups ou Grupos de Foco com 09 participantes da equipe comercial. As atividades foram realizadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2022. Os principais resultados apontaram que: a) Treinamentos são ferramentas essenciais trazendo mais informação e segurança para a equipe, resultando em uma melhor assistência técnica e reflexo nas vendas; b) Os entrevistados, em sua grande maioria, estão satisfeitos com os programas e consideram essencial terem abordagens frequentes, com novas informações e profissionais capacitados.; c) Constatou-se que a equipe quer ser mais escutada, criar oportunidades para discutir e modular os programas quanto à conteúdo, metodologia e época seria importante para eles. Fornecer informações dos concorrentes e sempre diversificar as abordagens faria com que a empresa pudesse atingir um nível de excelência.

Biografia do Autor

  • Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP
    • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
    • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
    • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo.
    • MBA em Negócios Digitais e Inteligência Artificial – Pecege – ESALQ – Universidade de São Paulo (Em andamento).

    • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
    • Mais de 20 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
    • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
    • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
    • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
    • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
    • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
    • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
    • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
    • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
    • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
    • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
    • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
    • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIAS BIOLÓGICAS EM UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO. (2025). INTERNATIONAL JOURNAL OF INOVATION IN MANAGEMENT AND INDUSTRY, 1(01), e010108. https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.324

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