O IMPACTO DA COVID-19 NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS EMPRESAS: estudo multicasos em três empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.326

Palavras-chave:

marketing digital; mídias sociais; estratégia; covid-19.

Resumo

O objetivo central deste estudo foi investigar se os impactos sofridos pelos negócios, especificamente das empresas ALPHA, BETA e GAMA, devido à pandemia da Covid-19, resultaram em um direcionamento maior para as estratégias de marketing digital, assim como analisar quais foram as principais ferramentas digitais utilizadas. Utilizou-se o método de estudo multicasos para se analisar as empresas ALPHA, BETA e GAMA no que tange à utilização do marketing digital. Os principais resultados apontaram que: (a) as empresas analisadas, durante a pandemia, investiram mais em marketing digital, redes sociais e            e-commerce para alavancarem seus negócios, os quais trouxeram resultados positivos para estas empresas; (b) as estratégias de marketing digital têm melhor custo benefício em relação as realizadas pelo marketing tradicional; (c) por meio dos veículos de comunicação na Internet – mídias digitais –, é possível gerar um relacionamento mais próximo e duradouro entre a marca e o seu público-alvo; (d) à medida que a estratégia de marketing passa do tradicional para o digital, muitos clientes e potenciais clientes começaram a participar da promoção das marcas das empresas e a interagir com as marcas por meio das redes sociais (Facebook, Instagram etc.). 

Biografia do Autor

  • Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP
    • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
    • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
    • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo.
    • MBA em Negócios Digitais e Inteligência Artificial – Pecege – ESALQ – Universidade de São Paulo (Em andamento).

    • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
    • Mais de 20 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
    • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
    • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
    • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
    • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
    • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
    • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
    • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
    • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
    • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
    • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
    • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
    • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Henrique da Silva Novaes, M., & Lima, G. B. (2025). O IMPACTO DA COVID-19 NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS EMPRESAS: estudo multicasos em três empresas. INTERNATIONAL JOURNAL OF INOVATION IN MANAGEMENT AND INDUSTRY, 1(01), e010116. https://doi.org/10.33635/injimi.v1i01.326