CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DO SETOR AGRÍCOLA

Autores

  • Tainara Gonçalves Meneguesso Graduanda em Administração FCAV- UNESP – Jaboticabal, São Paulo – Brasil.
  • Maria Eduarda Goulart Gomes Graduanda em Administração FCAV- UNESP – Jaboticabal, São Paulo – Brasil.
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Profa. Dra. da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias –UNESP –Jaboticabal –São Paulo –Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.117

Palavras-chave:

Cultura organizacional., Gestão de recursos humanos, Comunicação

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise crítica em relação à cultura organizacional de uma empresa do setor agrícola, identificando os fatores facilitadores e restritivos. A cultura organizacional é um conjunto de valores, códigos de conduta e costumes que uma empresa apresenta explicitamente através de meios formais e implicitamente através da comunicação informal e das condutas gerais de seus funcionários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada de natureza descritiva e abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso. Constatou-se que a empresa apresenta vários meios formais de divulgar a cultura organizacional, desde o processo de integração do funcionário até mecanismos de manutenção da cultura como o código de conduta e a adoção de rituais para compartilhamento de valores. Como principais resultados, buscou-se identificar os fatores que afetam o funcionamento da gestão da cultura e constatou-se que a comunicação é um dos aspectos-chave para o bom desempenho da organização.

Downloads

Publicado

28/12/2020

Como Citar

Meneguesso, T. G., Gomes, M. E. G., & Galli, L. C. do L. A. (2020). CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DO SETOR AGRÍCOLA. SITEFA, 3(1), 285–292. https://doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.117

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva

Métricas