CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DO SETOR AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.117Palavras-chave:
Cultura organizacional., Gestão de recursos humanos, ComunicaçãoResumo
O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise crítica em relação à cultura organizacional de uma empresa do setor agrícola, identificando os fatores facilitadores e restritivos. A cultura organizacional é um conjunto de valores, códigos de conduta e costumes que uma empresa apresenta explicitamente através de meios formais e implicitamente através da comunicação informal e das condutas gerais de seus funcionários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada de natureza descritiva e abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso. Constatou-se que a empresa apresenta vários meios formais de divulgar a cultura organizacional, desde o processo de integração do funcionário até mecanismos de manutenção da cultura como o código de conduta e a adoção de rituais para compartilhamento de valores. Como principais resultados, buscou-se identificar os fatores que afetam o funcionamento da gestão da cultura e constatou-se que a comunicação é um dos aspectos-chave para o bom desempenho da organização.