COMPORTAMENTO DE CONSUMO

a informação dos produtos como resposta à lealdade dos consumidores sustentáveis

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo, Profa. Dra. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Bruno Alves Catão Bacharel em Marketing pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Bruno Chiamura Bacharel em Marketing pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.12

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Sustentabilidade, comportamento do consumidor, lealdade de consumo

Resumo

Este artigo buscou relacionar as quatro etapas da lealdade do consumidor (nesta ordem: Lealdade Cognitiva, Lealdade Afetiva, Lealdade Conativa e de Lealdade Ação) com o consumo de produtos sustentáveis. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas com alunos da USP-Leste, visando aferir sua o quanto a sustentabilidade afeta seus hábitos de consumo. Esperava-se um viés nos resultados devido à presença do curso de Gestão Ambiental no campus, mas os resultados mostraram que, apesar de terem preferência por produtos sustentáveis e intenção de compra favorável a estes, suas ações ainda indicam um baixo nível de lealdade. Concluiu-se que, apesar de favoráveis ao consumo sustentável, a maior parte dos consumidores não chegou à fase da Lealdade Cognitiva, o que pode ocorrer devido à baixa representação de produtos sustentáveis no dia-a-dia do consumidor. Sendo a Lealdade Cognitiva o primeiro elo na corrente da lealdade de consumo, toda a ideia de um consumidor sustentável leal veio abaixo na amostra estudada.

Publicado

20/12/2018

Como Citar

Acevedo, C. R., Catão, B. A., & Chiamura, B. (2018). COMPORTAMENTO DE CONSUMO: a informação dos produtos como resposta à lealdade dos consumidores sustentáveis. SITEFA, 1(1), 301–315. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.12

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva

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