AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIAS BIOLÓGICAS EM UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.244Palavras-chave:
Agronegócio. Capacitação de Equipes. Comercial. Insumos. Vendas.Resumo
Treinamentos e capacitações são importantes instrumentos para o aprimoramento das equipes e que podem acarretar o incremento das vendas das empresas. Assim sendo, o objetivo central da presente pesquisa é avaliar os impactos de programas de treinamento, voltados para o segmento de produtos biológicos direcionado para a equipe comercial, com base em um diagnóstico estruturado de necessidades, em uma empresa de insumos agrícolas estabelecida no Paraguai. Para tal, realizaram-se dois Focus Groups ou Grupos de Foco com 09 participantes da equipe comercial. As atividades foram realizadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2022. Os principais resultados apontaram que: a) Treinamentos são ferramentas essenciais trazendo mais informação e segurança para a equipe, resultando em uma melhor assistência técnica e reflexo nas vendas; b) Os entrevistados, em sua grande maioria, estão satisfeitos com os programas e consideram essencial abordagens frequentes, com novas informações e profissionais capacitados.; c) Constatou-se que a equipe quer ser mais escutada, criar oportunidades para discutir e modular os programas quanto à conteúdo, metodologia e época seria importante para eles. Fornecer informações dos concorrentes e sempre diversificar as abordagens faria com que a empresa pudesse atingir um nível de excelência.
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE INOCULANTES [ANPI]. Haverá grande expansão de inoculantes no Brasil. 2019. Disponível em: http://www.anpii.org.br/agrolink-havera-grande-expansao-de-inoculantes-no-brasil/. Acesso em: 16 ago. 2022.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.
CROPLIFE BRASIL [CLB].Atlas do agronegócio brasileiro: uma jornada sustentável, São Paulo, 2021.
DIAS, C. Grupo focal: Técnica de Coleta de Dados em Pesquisas Qualitativas. Periódicos UFPB, 2000. 10: 1-12.
GUIMARÃES, R.A.; SILVA J.C; MEDEIROS, F.H. 2019. Mercado de produtos biológicos: Uma visão atual da aplicação no território brasileiro. In: XIX International Symposium on Plant Disease Management Plant Health in Tropical Agribusiness: The Numbers of the Giant. 2019.Lavras, MG, Anais…p.162-170.
LACOMBE, F.J.;HEILBORN, G.L. Administração princípios e tendências. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
LAS CASAS, A. Administração de vendas. 7ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MONDIN, M. 2022. Mercado de produtos biológicos devem atingir valor de U$19 bilhões até 2026. Disponível em: https://www.startagro.agr.br/mercado-de-produtos-biologicos-deve-atingir-valor-de-us-19-bilhoes-ate-2026-mas-produtos-quimicos-devem-continuar-crescendo/. Acesso em: 10 ago. 2022.
PEDREIRA, E.M,;SILVA, C.C.; GOMES, J.F.; AMARAL, K.P.; LOURENÇONI, M.A. Treinamento de equipe de vendas. Intellectus, 2010, 10: 85-105.