AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIAS BIOLÓGICAS EM UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.244

Palavras-chave:

Agronegócio. Capacitação de Equipes. Comercial. Insumos. Vendas.

Resumo

Treinamentos e capacitações são importantes instrumentos para o aprimoramento das equipes e que podem acarretar o incremento das vendas das empresas. Assim sendo, o objetivo central da presente pesquisa é avaliar os impactos de programas de treinamento, voltados para o segmento de produtos biológicos direcionado para a equipe comercial, com base em um diagnóstico estruturado de necessidades, em uma empresa de insumos agrícolas estabelecida no Paraguai. Para tal, realizaram-se dois Focus Groups ou Grupos de Foco com 09 participantes da equipe comercial. As atividades foram realizadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2022. Os principais resultados apontaram que: a) Treinamentos são ferramentas essenciais trazendo mais informação e segurança para a equipe, resultando em uma melhor assistência técnica e reflexo nas vendas; b) Os entrevistados, em sua grande maioria, estão satisfeitos com os programas e consideram essencial abordagens frequentes, com novas informações e profissionais capacitados.; c) Constatou-se que a equipe quer ser mais escutada, criar oportunidades para discutir e modular os programas quanto à conteúdo, metodologia e época seria importante para eles. Fornecer informações dos concorrentes e sempre diversificar as abordagens faria com que a empresa pudesse atingir um nível de excelência.

Biografia do Autor

Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP

  • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
  • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
  • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo (2020 – Em Andamento).
  • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
  • Mais de 18 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
  • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
  • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
  • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
  • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
  • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
  • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
  • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
  • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
  • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
  • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
  • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
  • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE INOCULANTES [ANPI]. Haverá grande expansão de inoculantes no Brasil. 2019. Disponível em: http://www.anpii.org.br/agrolink-havera-grande-expansao-de-inoculantes-no-brasil/. Acesso em: 16 ago. 2022.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.

CROPLIFE BRASIL [CLB].Atlas do agronegócio brasileiro: uma jornada sustentável, São Paulo, 2021.

DIAS, C. Grupo focal: Técnica de Coleta de Dados em Pesquisas Qualitativas. Periódicos UFPB, 2000. 10: 1-12.

GUIMARÃES, R.A.; SILVA J.C; MEDEIROS, F.H. 2019. Mercado de produtos biológicos: Uma visão atual da aplicação no território brasileiro. In: XIX International Symposium on Plant Disease Management Plant Health in Tropical Agribusiness: The Numbers of the Giant. 2019.Lavras, MG, Anais…p.162-170.

LACOMBE, F.J.;HEILBORN, G.L. Administração princípios e tendências. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

LAS CASAS, A. Administração de vendas. 7ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MONDIN, M. 2022. Mercado de produtos biológicos devem atingir valor de U$19 bilhões até 2026. Disponível em: https://www.startagro.agr.br/mercado-de-produtos-biologicos-deve-atingir-valor-de-us-19-bilhoes-ate-2026-mas-produtos-quimicos-devem-continuar-crescendo/. Acesso em: 10 ago. 2022.

PEDREIRA, E.M,;SILVA, C.C.; GOMES, J.F.; AMARAL, K.P.; LOURENÇONI, M.A. Treinamento de equipe de vendas. Intellectus, 2010, 10: 85-105.

Downloads

Publicado

11/12/2023

Como Citar

Godoy, A. M. de, & Lima, G. B. (2023). AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIAS BIOLÓGICAS EM UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO. SITEFA, 6(1), e616. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.244

Métricas