A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DAS EQUIPES

um estudo de caso no varejo de eletrodomésticos

Autores

  • Gustavo Junio Tavares da Silva Tecnólogo em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Campus Sertãozinho
  • Helenita R. da Silva Tamashiro Professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Campus Sertãozinho
  • Valeria Aparecida Martins Ferreira Professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Campus Sertãozinho
  • Otávia Travençolo Muniz Sala Professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Campus Sertãozinho
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Doutorado em Administração – USP. Professora e pesquisadora da UNESP Jaboticabal

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.202

Palavras-chave:

Liderança, Motivação, Equipes, Organizações

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar principais estilos de liderar e seus potenciais impactos no exercício da liderança bem como sua influência nos resultados organizacionais, a partir da condução e motivação dos colaboradores ao alcance dos objetivos. Para tanto, conceitua-se liderança, apresentam-se os tipos de liderança, conceitua-se motivação, apresentam-se algumas das teorias motivacionais mais importantes e realiza-se uma análise mais profunda sobre a influência da liderança e seus efeitos no ambiente de trabalho. Abordar a liderança, sobretudo seus impactos nas equipes, é relevante porque os líderes são peças chave para que as organizações se mantenham competitivas e atendam às exigências de um mercado em constante transformação. O presente estudo consiste em pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias. E, a partir da condução do processo de pesquisa, foi possível concluir que a liderança e a motivação se complementam caminhando lado a lado, engajando as equipes de trabalho e orientando-as e influenciando-as para atingir objetivos em comum estabelecidos pela organização.

Downloads

Publicado

16/12/2022

Como Citar

da Silva, G. J. T., Tamashiro, H. R. da S., Ferreira, V. A. M., Sala, O. T. M., & Galli, L. C. do L. A. (2022). A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DAS EQUIPES: um estudo de caso no varejo de eletrodomésticos. SITEFA, 5(1), 196–208. https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.202

Métricas