ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DO VAREJO DE ALIMENTOS

uma perspectiva da qualidade percebida do consumidor em relação aos supermercados e suas marcas próprias

Autores

  • Matheus Fereira Sousa Degrande, Administrador FEARP/USP – Ribeirão Preto – SP - Brasil
  • Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, Profa. Pós-Dra. Faculdade de Tecnologia (FATEC) – Sertãozinho – SP – Brasil
  • Edgard Monforte Merlo, Prof. Associado FEARP/USP – Ribeirão Preto – SP – Brasil
  • Juliana Clemente Pocai Pós graduanda em Administração (FMU) – São Paulo – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.25

Palavras-chave:

Varejo alimentício, Estratégias, Qualidade percebida, Satisfação do consumidor, Marcas próprias

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar estratégias genéricas, sob a perspectiva de qualidade percebida do consumidor, dos supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart e suas respectivas marcas próprias Qualitá, Viver e Great Value. Este objetivo foi alcançado a partir da aplicação de um questionário de qualidade percebida avaliando variáveis de influência na satisfação do consumidor, variável dependente. Através de regressão linear múltipla, constatou-se que a satisfação do consumidor em relação aos supermercados Wal-Mart e ao Pão de Açúcar estão relacionadas a aspectos de diferenciação competitiva e que a satisfação do consumidor perante as marcas próprias Qualitá, Viver e supermercado Carrefour é composta de variáveis relativas a preços competitivos aliados a qualidade superior em relação a concorrência. A satisfação do consumidor perante a marca Viver, por sua vez, apresentou aspectos centrados na liderança de custos. O estudo é relevante para expandir oportunidades de pesquisas futuras sobre estratégias a partir de qualidade percebida do consumidor e pesquisas referentes a marcas próprias, temas pouco abordados pelos estudos brasileiros.

Publicado

20/12/2018

Como Citar

Degrande, M. F. S., Tamashiro, H. R. da S., Merlo, E. M., & Pocai, J. C. (2018). ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DO VAREJO DE ALIMENTOS: uma perspectiva da qualidade percebida do consumidor em relação aos supermercados e suas marcas próprias. SITEFA, 1(1), 284–300. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.25

Edição

Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva

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