ESTRATÉGIAS DE VENDAS ORIENTADAS AOS CANAIS DIGITAIS NOS PEQUENOS E MÉDIOS VAREJISTAS DO SEGMENTO ALIMENTAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.245

Palavras-chave:

Retail, Digital strategies, Sales channels

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é identificar quais canais de vendas digitais possuem maior potencial de crescimento em vendas e incremento de receita financeira nos pequenos e médios varejos do segmento Alimentar, assim como apontar os principais gaps existentes nos processos de definição e implementação de estratégias de vendas em canais digitais para transformá-los em oportunidades. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistadas 07 pessoas, seguindo-se um roteiro de entrevista pré-definido. Os principais resultados apontaram que: a maioria enxerga relevância e já atua com canais digitais de vendas, onde a ferramenta mais utilizada é o Whatsapp; o nível de relevância atual dos canais de vendas digitais em sua maioria oscila entre baixo e médio, contudo, há um grande interesse em aumentar a relevância desses canais em seus negócios; para isso, a empatia para com os clientes é o principal direcionador na elaboração da estratégia de atuação nos canais digitais de vendas e as principais fontes utilizadas são as próprias experiências de mercado e os fornecedores; as grandes dificuldades no desenvolvimento dos canais digitais de vendas é necessidade de investimento e a falta da mão-de-obra qualificada no quadro atual de colaboradores.

Biografia do Autor

Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP

  • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
  • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
  • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo (2020 – Em Andamento).
  • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
  • Mais de 18 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
  • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
  • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
  • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
  • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
  • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
  • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
  • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
  • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
  • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
  • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
  • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
  • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.

BRAGA, A.; BÁRBARA, B.; VIANA, R. B. D.; TESKE, R. Cocriação de Valor: Conectando a Empresa com Os Consumidores Através das Redes Sociais e Ferramentas Colaborativas. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BUENO, W. D. Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. 1ª Ed. Barueri: Manole, 2015.

CAMPOS, A.; GOULART, V. D. Técnicas de Vendas e E-commerce. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

EDGE BY ASCENTIAL. Emarketer. São Paulo, 2021.

EDGE BY ASCENTIAL. Futuro do Varejo ecomm. São Paulo, 2021.

KOTLER, P. Marketing Para O Século XXI. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada, 7ª edição, São Paulo: Bookman, 2011.

MORAIS, F. Reflexões sobre planejamento estratégico digital. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

SILVA, A. L. Análise do comportamento dos consumidores no setor varejista a partir dos novos hábitos digitais durante a pandemia do Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2020.

TEIXEIRA, F. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

TREVISAN, N.; ROCHA, M. D. Marketing nas mídias sociais (Coleção Marketing nos Tempos Modernos). 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

TURCHI, S. Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce. 2ª Ed. São Paulo: Atlas Ltda., 2018.

Downloads

Publicado

11/12/2023

Como Citar

Pimentel, F. H. de O., & Lima, G. B. (2023). ESTRATÉGIAS DE VENDAS ORIENTADAS AOS CANAIS DIGITAIS NOS PEQUENOS E MÉDIOS VAREJISTAS DO SEGMENTO ALIMENTAR . SITEFA, 6(1), e617. https://doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.245

Métricas