GESTÃO DA QUALIDADE: um estudo de caso nas campanhas de Paid Media para geração de Leads B2B em uma empresa de produção digital
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.297Palavras-chave:
B2B; gestão da qualidade; kpls; leads; marketing.Resumo
Neste estudo, analisamos a subjetividade associada à excelência, demonstrando como distintos setores empresariais percebem e julgam a excelência de produtos e serviços. Ao revisar a literatura e realizar um estudo de caso em uma agência de publicidade business to business (B2B), ressaltamos a relevância da Gestão da Qualidade Total (GQT) na busca pela competitividade, conforme apontado por Martinelli (2009). A utilização de ferramentas de qualidade, como os indicadores chave de desempenho (KPIs) e a metodologia dos 5 Por Quês, desempenham um papel crucial ao identificar e solucionar problemas, resultando na otimização das estratégias de marketing digital. Este estudo evidencia a complexidade da qualificação de leads no mercado B2B, a qual requer consistência nas campanhas e um feedback contínuo para ajustar as estratégias e assegurar a satisfação do cliente. Os resultados indicam que uma gestão eficaz da qualidade pode aprimorar a produtividade, competitividade e eficácia das organizações, sendo crucial para a manutenção das empresas. Portanto, conclui-se que a continuidade da integração e a exploração de novas perspectivas são essenciais para o êxito no mercado B2B, evidenciando a relevância de uma abordagem estratégica e colaborativa para enfrentar desafios e obter resultados favoráveis.
is.
Referências
CRISTO, Marco Antônio Pinheiro de. Sobre Publicidade direcionada baseada em conteúdo. 2006. 166 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciencias da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2006.
DOMINGUES, Ricardo et al. Indicadores Chave de Desempenho em Marketing. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Comibra, Portugal, p. 128-140, 03 jul. 2020.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009. 120 p.
LONGO, Rose Mary Juliano; VERGUEIRO, Waldomiro. Gestão da Qualidade em serviços de informação do setor público: Características e dificuldades para sua implementação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 39-59, 2003.
LOPES, André Filipe Ferreira. Paid Search advertising como meio de desenvolvimento de brand awareness para a conversão de leads. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Marketing Digital, Universidade Europeia, Lisboa, 2021.
MARTINELLI, Fernando Baracho. Gestão da qualidade total. Curitiba, PR: IESDE, 2009. 200 p.
MARTINS, Ângelo Manuel Oliveira. Impacto dos canais de publicidade online na geração de leads qualificados. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Faculdade de Economia de Porto, Porto, 2020.
PINTO, Sofia Salgado. Gestão dos serviços: A avaliação da qualidade. Editorial Verbo. 2003.
SILVA, Carolina Carvalho. Mapeamento, análise e melhoria de processos em uma agência de publicidade digital. 2021. 78 f. TCC (Doutorado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021.
SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca et al. Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital / Quality management in a company providing services in the field of digital marketing consultancy and advice. Brazilian Journal Of Business, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 2612-2626, 11 ago. 2021. South Florida Publishing LLC.
SOARES, Monica Susana Figueiredo Lima Raposo. A Gestão e tratamento de reclamações em Serviços. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Faculdade de Economia, Porto, 2011.
TOLEDO, José Carlos de et al. Qualidade: Gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
VAZ, Filipa Maria Rodrigues Palma. Influencer marketing a utilização de campanhas de Paid Social na Media Monks. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2022.