TREINAMENTO COMERCIAL PARA MELHORIA DE RESULTADOS EM UMA EMPRESA DE SOLUÇÕES ENERGÉTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.285

Palavras-chave:

competitividade, diferenciação, treinamento em vendas, venda consultiva

Resumo

Treinamento e desenvolvimento da equipe de vendas são considerados de suma importância para melhorar os resultados das empresas, em termos de vendas e faturamento.O objetivo central da presente pesquisa é investigar os resultados obtidos sobre eficiência e eficácia, em termos de prospecção de clientes e faturamento, de um treinamento na forma presencial e remota para a equipe de vendas da empresa ALPHA. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único para se analisar a empresa ALPHA, do setor de soluções energéticas, sediada no sul do país com atuação em todo o território nacional. O principal resultado mostrou que: neste estudo, a capacitação se mostrou eficiente, onde 62,5% dos representantes avaliados tiveram crescimento nas vendas. E ao contrário do resultado geral que está 15% abaixo comparado com o mesmo período do ano de 2022, esta equipe avaliada teve um crescimento de 9,94% na soma dos faturamentos dos representantes de 1 a 17.

Biografia do Autor

Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP

  • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
  • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
  • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo (2020 – Em Andamento).
  • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
  • Mais de 18 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
  • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
  • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
  • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
  • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
  • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
  • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
  • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
  • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
  • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
  • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
  • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
  • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS COMERCIANTES DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO (ANAMACO). Base de dados. 2022. Disponível em: http://www.anamaco.com.br. Acesso em: 10 jul. 2022.

CASTRO, L. T; NEVES, M. F. Administração de Vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2005.

COBRA, M. Administração de vendas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CONSOLI, M. A.; CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Vendas: técnicas para encantar seus clientes. Porto Alegre: Bookman, 2007.

JOBBER, D.; LANCATER, G. Selling and Sales Management. 8. ed. London: Pretice-Hall, 2009.

JOHNSTON, M. W.; MARSHALL, G. W. Sales Force Management: Leadership, Innovavion, Technology. 12. ed. New York: Routledge, 2016.

MOREIRA, C. E. R.; MUNCK, Luciano. Estilos de Aprendizagem versus Treinamento Vivencial ao Ar Livre. Revista de Administração da UFSM, v. 3, p. 9-25, 2010.

ROMÁN, S., RUIZ, S.; MUNUERA, J.L. (2001). The effects of sales training on sales force activity. European Journal of Marketing, 36(11-12), 1344-1366.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

20/10/2024

Como Citar

Yano Toraiwa , R., & Lima, G. B. (2024). TREINAMENTO COMERCIAL PARA MELHORIA DE RESULTADOS EM UMA EMPRESA DE SOLUÇÕES ENERGÉTICAS. SITEFA, 7(1), e7104. https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.285

Métricas