DIGITALIZANDO A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR: estudo de caso da empresa multinacional sueco-israelense Alfa

case study of the Swedish-Israeli multinational company Alfa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.284

Palavras-chave:

atendimento, cliente, digitalização, setor de telecomunicações

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é apresentar as formas de atendimento ao cliente existentes e a digitalização desse meio como forma de inovação disruptiva de atendimento, especificamente no setor de telecomunicações. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único para se analisar a empresa multinacional sueco-israelense ALFA, no que tange a digitalização da experiência e atendimento do cliente por meio de inovação disruptiva, baseado na empresa BETA que representa um grupo de Telecomunicações. Os principais resultados apontaram que:  somando-se todos os tipos de abordagem aos clientes que entram em contato com a central da empresa BETA tem-se que em torno de 60% deles ficam no ambiente digital, o que considera-se um ganho considerável em receita devido as chamadas evitadas para a empresa BETA, 70% das chamadas evitadas geram economia no atendimento humano, tanto de mão de obra como também do valor do serviço. E o mais importante,  atendendo ao cliente de forma digitalizada, rápida e sem burocracia. Isso fez com que a Empresa BETA alavancasse seus indicadores e a satisfação do cliente final; no decorrer do processo, foram incluídas novas funcionalidades para os clientes, como por exemplo a possibilidade de realizar recarga de celular, gerando um ticket médio de 1,07 milhões de reais. Além disso, a opção de desbloquear os serviços também ganhou apreço dos clientes da empresa BETA, fazendo com que essa seja a mais acessada, onde 400 mil clientes vêem a opção e 90% em média clicam para desbloquear.

 

Biografia do Autor

Gustavo Barbieri Lima, PECEGE/ ESALQ-USP

  • Mestre em Administração (Ênfase em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.
  • MBA Marketing – Fundace - FEARP – Universidade de São Paulo.
  • MBA em Agronegócios – Pecege - ESALQ - Universidade de São Paulo (2020 – Em Andamento).
  • Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.
  • Mais de 18 anos de experiência com docência, pesquisa e consultoria.
  • Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia em Marketing - FEARP – USP (03/ 2003 – 02/ 2014).
  • Pesquisador: ININT - Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP (03/2010 – 03-2016).
  • Professor Visitante na Universidad Argentina de la Empresa (UADE/ Buenos Aires/2016).
  • Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação, Pós Graduação e MBAs, presenciais e EAD.
  • Foi Analista de Mercado – Mercadotecnia – Pesquisa e Estratégia de Mercado.
  • Experiência profissional em empresas nas áreas de Marketing e Comércio Internacional.
  • Consultor de Empresas (Planejamento de Marketing/ Marketing Internacional)
  • Autor/ Co-autor de 169 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, França, Hungria e Porto Rico) e em revistas científicas indexadas.
  • Autor do livro “Evolução dos Consórcios de Exportação no Brasil (2002-2014): Um Estudo Exploratório (Novas Edições Acadêmicas, 2016).
  • Autor do livro “Marketing Internacional: Teoria e Casos Brasileiros” (GEN/ ATLAS, 2015).
  • Autor do livro “Comportamento do Consumidor de Serviços” (UNISEB, 2013).
  • Co-autor de um capítulo pertencente ao livro “Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global”, cujo Organizador foi o Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP), vencedor do Prêmio JABUTI 2011 de literatura (Câmara Brasileira do Livro – CBL), na Categoria Economia, Administração e Negócios.

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Publicado

20/10/2024

Como Citar

Pieve Diniz , D., & Lima, G. B. (2024). DIGITALIZANDO A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR: estudo de caso da empresa multinacional sueco-israelense Alfa: case study of the Swedish-Israeli multinational company Alfa. SITEFA, 7(1), e7101. https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.284

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