DIGITALIZANDO A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR: estudo de caso da empresa multinacional sueco-israelense Alfa
case study of the Swedish-Israeli multinational company Alfa
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v7i1.284Palavras-chave:
atendimento, cliente, digitalização, setor de telecomunicaçõesResumo
O objetivo central da presente pesquisa é apresentar as formas de atendimento ao cliente existentes e a digitalização desse meio como forma de inovação disruptiva de atendimento, especificamente no setor de telecomunicações. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único para se analisar a empresa multinacional sueco-israelense ALFA, no que tange a digitalização da experiência e atendimento do cliente por meio de inovação disruptiva, baseado na empresa BETA que representa um grupo de Telecomunicações. Os principais resultados apontaram que: somando-se todos os tipos de abordagem aos clientes que entram em contato com a central da empresa BETA tem-se que em torno de 60% deles ficam no ambiente digital, o que considera-se um ganho considerável em receita devido as chamadas evitadas para a empresa BETA, 70% das chamadas evitadas geram economia no atendimento humano, tanto de mão de obra como também do valor do serviço. E o mais importante, atendendo ao cliente de forma digitalizada, rápida e sem burocracia. Isso fez com que a Empresa BETA alavancasse seus indicadores e a satisfação do cliente final; no decorrer do processo, foram incluídas novas funcionalidades para os clientes, como por exemplo a possibilidade de realizar recarga de celular, gerando um ticket médio de 1,07 milhões de reais. Além disso, a opção de desbloquear os serviços também ganhou apreço dos clientes da empresa BETA, fazendo com que essa seja a mais acessada, onde 400 mil clientes vêem a opção e 90% em média clicam para desbloquear.
Referências
CARVALHO, J. M.; SILVA, L. F.; OLIVEIRA, F. A. A importância da URA na gestão de atendimento ao cliente. Revista de Administração, v. 10, n. 2, p. 45-60, Maio 2014.
CHURCHILL Jr., G. A.; PETER, J. P. Marketing - criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MANCINI, L. Call Center: estratégia para vencer. São Paulo: Summus Editorial, 2001. 172 p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=bnerdWKmXzgC&hl=pt-BR. Acesso em: 19 de set. 2021
MARKOVITCH, S.; WILLMOTT, P. Accelerating the digitization of business processes. McKinsey-Corporate Finance Business Practise (2014): 1-4.
RICARTE, E. A expansão do processo de digitalização durante a pandemia de covid-19. Finisterra 55.115 (2020): 53-60.
SHETH, J. Impact of Covid-19 on Consumer Behavior: Will the Old Habits Return or Die? Journal of Business Research, v. 117, n. SI: Covid-19 impact on business and research, p. 280-283, 2020.
STEPHEN, N.; GWINNER, K. P. Why don´t some people complain? Journal of the Academy of Marketing Science, Georgia, v. 26, n. 3, p. 172-189, 1998.
SUJOVÁ, E.; ČIERNA, H.; ŻABINSKA, I. Application of Digitization Procedures of Production in Practice. Management Systems in Production Engineering, vol.27, no.1, 2019, pp.23-28.
VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; IKEDA, A. A. O conceito de valor para o cliente: definições e implicações gerenciais em marketing. Gestão.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. Recife, v. 3, n. 1, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZEITHAML, V. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, Chicago, v. 52, p. 2-22, 1988.