MARKETING: análise do comportamento do consumidor

Autores

  • Antonella Couto Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Gabrielly Custodio Ensino Médio integrado em técnico em ADM na Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Isabelle Gironi Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Maria Julia Ramos Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor
  • Edileusa de Sousa Araújo Silva Etec/Fatec-3°AMS-Sertãozinho Autor

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.382

Palavras-chave:

propaganda; influencia; planejamento; estratégia

Resumo

O marketing está presente em nosso cotidiano, muitas vezes de forma imperceptível. Embora frequentemente associado à “propaganda”, isto é, na verdade, apenas um dos instrumentos do marketing que influenciam as decisões de compra, o que evidencia a importância deste estudo. Segundo Philip Kotler, marketing é a ciência e arte de explorar, sendo assim ele é usado como uma balança entre os objetivos da empresa e o que o cliente procura E todo esse processo e feito através de muita pesquisa, planejamento e estudo de mercado. O comportamento do consumidor, fundamental para qualquer plano de marketing, busca entender quais fatores e hábitos tem influência e estímulos nos consumidores, alguns fatores pessoais, psicológico e sociais interferem na estratégia de marketing a ser aplicada. Com isso o marketing pode ser definido como a área que estuda pessoas, grupos e organizações que através de um serviço ou uma ideia buscam satisfazer os desejos ou necessidades dos consumidores.

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Publicado

11/11/2025

Como Citar

COUTO, A., CUSTODIO, G., GIRONI, I. ., RAMOS, M. J. ., & SILVA, E. de S. A. . (2025). MARKETING: análise do comportamento do consumidor. SITEFA, 8(1), 19. https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.382