A ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA E A UTILIZAÇÃO DO MOBILE BANKING
um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.225Palavras-chave:
Mobile Banking, M-banking, Comportamento do Consumidor, MarketingResumo
A bibliometria é um método de pesquisa que permite a verificar a evolução de determinada área do conhecimento e identificar gaps de pesquisa. O objetivo deste estudo é sistematizar estatisticamente a evolução dos estudos sobre o tema mobile banking, tendo como referência a base de dados Emerald. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórica, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, utilizando como método de pesquisa a bibliometria. Foram coletados todos os artigos relacionados ao tema no período de 2000 até 2021, resultando numa amostra de 85 artigos. Analisou-se a quantidade de publicações em cada ano, a distribuição das publicações por revista, percentual de autores e repetições em outros artigos, Keywords, percentual de subtemas abordados. Os resultados demonstram que na última década o número de ocorrências do tema cresceu e atingiu seu auge em 2019 com 17 artigos publicados. Tendo em vista a pandemia de COVID-19 iniciada em 2020 e um total de 12 artigos publicados, frisa-se a relevância desse tema para este período e a margem para pesquisas pós pandemia que verifiquem possíveis oscilações e os subtemas gerados para nova composição de dados que, majoritariamente têm sido de análise empírica.