PLANO DE NEGÓCIOS: Café, Brasil e Grãos
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v8i1.372Palavras-chave:
café; patrimônio cultural; elementos regionais; pratos típicos; plano de negócio.Resumo
Café, Brasil e Grãos é uma empresa localizada no centro urbano de São Paulo voltada para a valorização da cultura, história e diversidade de estados brasileiros. Tendo como principal foco o café produzido com elementos tradicionais de diferentes estados e trazendo acompanhamentos que fazem parte do cotidiano de cada região. O conceito da cafeteria busca unir experiência com conhecimento histórico, apresentando o café não apenas como bebida, mas como patrimônio cultural e econômico do país. Entre os diferenciais dessa empresa destacam-se a ambientação inspiradas nos elementos regionais, contando com uma decoração que retrata um pouco da história nas paredes, artes nacionais, o cardápio que harmoniza os tipos de café e acompanhamentos típicos, além de pequenas exposições e eventos culturais, com a missão das pessoas se aprofundarem não somente um pouco mais na história brasileira, mas, também, do café que é uma bebida típica brasileira presente na cultura e cotidianos de muitos brasileiros. Cada detalhe visa conectar o passado ao presente permitindo que os clientes descubram os sabores e tradições do país enquanto apreciam um bom café. A cafeteria pretende atrair consumidores que estão em busca de experiencias únicas e personalizadas, promovendo a valorização de produtores nacionais e fortalecendo a economia local. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, de mercado, análise de concorrência local e regional, levantamento de fornecedores, elaboração de cardápio diferenciados e projeção financeira.
