VIII Simpósio de Tecnologia Fatec Sertãozinho (SITEFA)
Sobre o Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho (SITEFA)
A VIII edição do SITEFA ocorrerá presencialmente, nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2025, seja para a modalidade palestras e oficinas, como para a apresentação dos artigos completos e resumos simples. O tema que permeia essa edição é “Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade Industrial: preparando-se para a COP30”
Os autores dos melhores artigos do VIII SITEFA (trabalhos mais bem avaliados pelos pareceristas) serão convidados a publicar na International Journal of Inovation in Management And Industry - Revista Internacional de Inovação em Gestão e Indústria, em sistema fast-track (esses artigos recebem um olhar prioritário e tramitam de uma forma mais ágil). A publicação na revista será feita por meio de novo processo de submissão a ser realizado pelos autores, conforme normas da revista, disponíveis através do link:
https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/remfast/about/submissions
Nessa perspectiva, com o objetivo principal de integrar alunos, docentes, pesquisadores, empresas e acadêmicos para disseminação do conhecimento, as áreas e subáreas disponíveis para submissão dos artigos são:
A1. Gestão de Operações e Processos de Manufatura (GOPM)
S1: Sistemas de Produção e Operações
S2: Planejamento, Programação e Controle da Produção
S3: Projeto de Fábrica
S4: Ergonomia
S5: Gestão da Cadeia de Suprimentos
S6: Sistemas Integrados de Gestão
S7: Indústria 4.0
S8: Qualidade e Produtividade
A2. Gestão de Tecnologias da Informação (GTI)
S1: Planejamento e Gestão Estratégica da TI
S2: Sistemas de Informação Contábeis
S3: Retornos de Investimentos
S4: Gestão de Risco em TI e Compliance
S5: Transformação Digital e Aplicação da TI à Gestão da Informação e do conhecimento
S6: Tecnologias e Sistemas de Informação na Sociedade
S7: TI e Sistemas de Indicadores de Desempenho
S8: Processos de TI e Controle e Rastreabilidade
S9: Processo Decisório e as Tecnologias de Apoio à Tomada de Decisão
S10: Governança Corporativa e Gestão de Informação
S11: Segurança da Informação e LGPD
S12: Data Science & Analytics.
S13: Tendências Tecnológicas e Indústria 4.0
A3. Gestão da Manutenção e Processos Industriais (GEMAPI)
S1: Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais
S2: Processos de Fabricação
S3: Planejamento e Controle de Manutenção
S4: Gestão da Manutenção Industrial
S5: Segurança do Trabalho
S6: Elementos de Máquina e Simulação da Produção
S7: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
S8: Ensaios não Destrutivos
S9: Gestão Ambiental, Recursos Naturais e Ecoeficiência
S10: Sistemas Térmicos
S11: Manutenção de Instalações Elétricas e Eficiência Energética
S12: Confiabilidade e Análise de Falhas
S13: Manutenção de Máquinas Térmicas
S14: A Manutenção Industrial e a Gestão da Qualidade
S15: Outros Temas de Interesse em Manutenção Industrial
A4. Gestão de Sistemas Mecânicos e Industriais (GESMI)
S1: Indústria 4.0
S2: Gestão dos Projetos e Processos Mecânicos
S3: Segurança no Setor Mecânico
S4: Processos de Fabricação
S5: Elementos de Máquinas e Ensaios Mecânicos
S6: Processos de Soldagem
S7: Metalurgia e Processos de Soldagem
S8: Gestão de Recursos Naturais, Resíduos Industriais e Poluição Ambiental
S9: Sistemas Termo-Fluido-Dinâmicos
S10: Processos de Fabricação Mecânica
A5. Automação e Controle Processos (ACP)
S1: Indústria 4.0
S2: Sistemas Integrados de Manufatura
S3: Inteligência Artificial
S4: Robótica
S5: Instrumentação
S6: Automação de Processos Industriais
S7: Domótica
S8: Interfaces Homem Máquina (IHM)
S9: Automação Agrícola
A6. Gestão Estratégica de Negócios (GEN)
S1: Estratégica: abordagens e tipologias
S2: Pensamento e Planejamento Estratégico
S3: Planejamento e Processo Decisório
S4: Análise Ambiental e Gestão da Mudança Organizacional
S5: Estratégias de Internacionalização dos Negócios
S6: Modelos de Estrutura Organizacional
S7: Arranjos Produtivos Locais - APLs
S8: Startups, Inovação, Produtividade e Competitividade
A7. Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas (COGEP)
S1: Carreira e Gestão Estratégica de Talentos
S2: Liderança e Clima Organizacional
S3: Gestão de Competência nas Organizações
S4: Cultura Organizacional
S5: Comprometimento, Satisfação e Motivação no Trabalho
S6: Estilos de Liderança
S7: Comunicação Assertiva
S8: Negociação e Gestão de Conflitos
S9: Emoções e Felicidade no Trabalho
S10: Qualidade de Vida no Trabalho
S11: Práticas de Remuneração e Recompensas nas Organizações
S12: Reconfiguração e Flexibilização do Trabalho
A8. Gestão de Custos e Contábil nas Organizações (GECCO)
S1: Controladoria e Contabilidade Gerencial
S2: Contabilidade Financeira nas Organizações
S3: Auditoria e Perícia Contábil
S4: Contabilidade Pública, Privada e no Terceiro Setor
S5: Teoria e Evolução histórica da Contabilidade
S6: Gestão tributária nas Organizações
S7: Ensino, Pesquisa e Ética Profissional em Contabilidade
S8: Planejamento e Gestão de Custos
S9: Outros Temas Emergentes em Contabilidade
A9. Diversidade, Etnia e Cultura nas Organizações (DECO)
S1: Relação de trabalho e de poder nas organizações
S2: Transformação digital nas organizações
S3: Consumo e Sociedade
S4: Consumo e Cultura
S5: Diversidade e desigualdades de Gênero nas Organizações
S6: Assédio nas Organizações
S7: Liderança Feminina nas Organizações
S8: Etnia, Gênero e Classe Social
S9: Estereótipos de Gêneros e Preconceito nas Organizações
A10. Gestão Ambiental e Economia Verde (GAEV)
S1: Gestão e Inovação Tecnológica
S2: Cadeias Produtivas e Logística Reversa
S3: Economia Circular e Sustentabilidade
S4: Responsabilidade Socioambiental Corporativa
S5: Economia Verde e Sustentabilidade
S6: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Indústria
S7: Certificação Ambiental
S8: Parques Tecnológicos e Arranjos Produtivos
S9: Produção mais limpa
S10: Outros Temas Emergentes e de Interesse em Gestão Ambiental
A11. Gestão de Marketing (GMKT)
S1: Análise e Gestão Mercadológica
S2: Comportamento do Consumidor Individual e Organizacional
S3: Segmentação e Posicionamento de Mercado
S4: Gestão de Produtos e Marcas e Embalagens
S5: Preços e Análise de Valor para o Consumidor
S6: Canais de Distribuição
S7: Gestão da Promoção, Comunicação e Relacionamentos
S8: Relacionamento com os Clientes
S9: Marketing de serviços
S10: Plano de Marketing
S11: Marketing Verde e Institucional
S12: Marketing Cultural
S13: Marketing Social
S14: Outros Temas de Tendências e Interesse em Marketing
A12. Educação (EDU)
S1: Educação Escolar
S2: Educação Especial
S3: Pedagogia Hospitalar
S4: Pedagogia Empresarial
S5: Educação Infantil
S6: Administração Escolar
S7: Coordenação Pedagógica
S8: Orientação Educacional
S9: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
S10: Educação Inclusiva
A13. Multidisciplinar (MU)
S1: Contempla trabalhos que envolvam várias áreas acima relacionadas.
A14. Ciências Humanas (CH)
S1: Contempla trabalhos relacionados ao tema do evento, oriundos das subáreas das Ciências Humanas.
[1] Anais é o termo utilizado para a coleção dos trabalhos científicos publicados anualmente no contexto do simpósio.
[2] Identificador digital único, que distingue cada acadêmico/pesquisador e, por isso, resolve o problema da ambiguidade de autores.
[3] Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.
[4] Identificador único para artigos, anais e outras publicações e serve para identificar a produção científica, assim como, facilitar a contagem de citações entre outras melhorias.
Histórico das edições anteriores do SITEFA
O SITEFA foi organizado, inicialmente, diante da emergente necessidade de implementação de eventos acadêmico científicos e culturais, na Fatec Sertãozinho, que atendesse às necessidades de sua comunidade acadêmica, interna e externa, local e regional.
A segunda edição do evento foi organizada considerando-se a continuidade do evento, de periodicidade anual, todos os prós e a amplitude do I SITEFA.
Na terceira edição, realizada on-line em virtude da pandemia ocasionada pela Covid-19, com o evento já consolidado nos âmbitos local, regional e, inclusive, nacionalmente, demonstrado por meio da significativa participação de autores, pareceristas, instituições etc. de vários estados que estiveram presentes nos simpósios anteriores, firmou-se a periodicidade do evento, houve a contribuição com a divulgação do conhecimento científico e tecnológico das pesquisas realizadas nos programas de graduação e pós-graduação, além de ter tido a participação de palestrantes internacionais. O tema do III SITEFA foi “O uso da tecnologia no compartilhamento de experiências e na aproximação entre as pessoas" e remeteu a toda situação que vivenciamos por conta do afastamento social ocasionado pela pandemia oriunda da Covid-19. Foi uma edição recheada de conquistas, tais como a indexação dos anais do evento no google acadêmico, a inserção do ORCID ID, o registro do ISSN 2675-7540 e, ainda, o DOI.
O IV SITEFA também foi realizado on-line e teve o objetivo de abarcar temas contemporâneos relacionados às áreas dos cursos oferecidos pela Fatec Sertãozinho, em um contexto de desafios e conquistas, com um repertório riquíssimo de palestras e com a submissão de 42 artigos, sendo 35 aprovados para apresentação e publicação nos anais do evento, após todos os trâmites que se fizeram necessários para as avaliações em duplo-cego (blind review), além do rigor nas avaliações finais para o processo de publicação.
O V Simpósio de Tecnologias da Fatec de Sertãozinho (SITEFA) possuiu como tema “Transformação digital e gestão sustentáveis nas organizações: o papel das comunidades acadêmicas, empresariais e governamentais” e teve como objetivo principal a integração de alunos, docentes, empresas e acadêmicos para disseminação do conhecimento das áreas e subáreas disponibilizadas para submissão de artigos completos.
No VI SITEFA mantivemos as áreas de submissão de artigos e, com o tema “O compromisso da ciência e da tecnologia como estratégia de desenvolvimento para a sociedade” foram recebidas contribuições de pesquisadores que compartilharam os conhecimentos de suas pesquisas, em todos os níveis do conhecimento, desde a graduação à pós-graduação.
A VII edição do SITEFA foi presencial para cursos, palestras e oficinas, assim como para a apresentação dos trabalhos. O tema “Os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) nas práticas empresariais e industriais” instigou debates e pesquisas contemporâneas em todos os níveis de ensino, pesquisa e extensão, nos âmbitos acadêmicos e empresariais. Para tanto, implementou-se novas áreas de pesquisa, além daquelas já existentes: Educação, Ciências Humanas e Multidisciplinar.
Condições para submissão – diretrizes para os autores
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A submissão pode ser original ou artigo de revisão, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento, revista, livro ou periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". A responsabilidade do plágio é única e exclusivamente dos autores, em consonância com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word DOCX. Não é permitido o envio de documentos em outros formatos, como .PDF ou .INDD.
- URLs nas referências foram informadas sempre que o material consultado for de acesso on-line. Todas as referências dos materiais on-line devem constar Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas para submissão, avaliação e publicação de artigo. Foi utilizado o modelo/template do SITEFA.
- O nome do/dos autores foi/foram removidos(s) do texto do trabalho e das propriedades do arquivo. (menu arquivo/propriedades no MS Word). Para mais informações sobre como remover, acesse o link https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/remfast/libraryFiles/downloadPublic/32.
- Os nomes somente devem ser inseridos no trabalho quando solicitada a versão final (corrigida).
- O nome do arquivo do trabalho deve conter no máximo 20 caracteres e não deve fazer nenhuma menção ao nome de seus autores. Exemplo de nome de arquivo inválido: "Trabalho_Rita.docx".
- É permitida a reprodução parcial dos trabalhos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência.
- Os trabalhos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores.
- A submissão dos trabalhos pressupõe o conhecimento dos termos explicitados nas normas para submissão, avaliação e publicação de trabalho e condiciona a aceitação de suas condições.
- O trabalho deverá ser feito conforme modelo/template devidamente configurado, disponível para download e deve possuir no mínimo 8 e, no máximo, 11 páginas, incluindo-se as referências e agradecimentos (se houver).
- As páginas devem ser padronizadas em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fundo branco e devem ser configuradas com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
- A numeração de páginas deve ser feita em algarismos arábicos, a paginação é colocada a partir da primeira folha do trabalho, no canto superior direito, em letra 10, Times New Roman.
- Os autores devem possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Se o autor não possuir o cadastro, poderá ser realizado no link https://orcid.org/ . A criação do ORCID iD é gratuita e, após o cadastro, a identificação deverá ser inserida em metadados.
- Custo da publicação - se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, que deve ser pago mediante boleto bancário no valor de R$ 70,00 (setenta reais - valor de 2025), para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica que os anais do SITEFA possuem. Link para o pagamento da taxa de publicação: https://portal.fundacaofat.org.br/cursos/simposio-de-tecnologia-sitefa
- Termo de originalidade - os autores declaram estar cientes sobre as normas de publicação no Simpósio de Tecnologia (SITEFA), que orienta sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para não fazer o uso do plágio. Portanto, são os únicos responsáveis pelas consequências legais cabíveis em caso de detectado PLÁGIO (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20 de fevereiro de 1998, Seção I, pág. 3) e assumem integralmente quaisquer tipos de consequências, em quaisquer âmbitos, oriundas da publicação do artigo.
- Divulgação do nome e dados de empresas, organizações, pessoas entre outros – os autores são os únicos responsáveis pela divulgação de nomes, dados, informações, ilustrações, tabelas e demais dados de empresas, organizações, pessoas etc. Têm ciência de que essas divulgações precisam de autorização formal.
Processo de avaliação pelos pares
De início será feita uma análise dos artigos antes de submetê-los ao Conselho Editorial. Nessa análise, serão considerados aspectos como: escopo do artigo, formatação, apresentação do artigo segundo as normas do evento, correta citação dos autores e respectivas referências, qualidade das tabelas e ilustrações entre outros aspectos que forem considerados necessários.
Tendo sido aprovado na etapa anterior, em seguida o Conselho Editorial e os pareceristas analisarão aspectos como: coerência metodológica, significância dos resultados obtidos, consistência na conclusão entre outros aspectos qualitativos e quantitativos do artigo.
No que diz respeito aos pareceristas, o artigo será enviado para, no mínimo, dois pareceristas, por meio do processo de avaliação pelos pares, em sistema de avaliação duplo-cego (double blind review), sendo que esses não comporão o conselho editorial da respectiva edição do evento, podendo, inclusive, ser docentes de outras instituições de ensino, ou seja, avaliadores externos (especialmente quando se tratar de artigos oriundos de docentes internos).
Periodicidade
O SITEFA é um periódico anual, de submissão e publicação com cronograma estabelecido no manual do autor.
Política de Acesso Livre
Esse periódico oferece acesso totalmente livre e imediato ao seu conteúdo.
Portal de periódicos
O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de periódicos desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença General Public License (GNU).
Custo de publicação
Se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, que deve ser pago mediante boleto bancário no valor de R$ 70,00 (setenta reais - valor de 2025), para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica que os anais do SITEFA possuem.
Link para o pagamento da taxa de publicação:
https://portal.fundacaofat.org.br/cursos/simposio-de-tecnologia-sitefa
Arquivamento
Esse periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes do periódico para a preservação e restauração.
Programa antiplágio
O periódico utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo (Crossref Similarity Check), desenvolvido pela Turnitin® para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não originalidade serão rejeitadas.
Os pareceristas podem usar programas de software de verificação de similaridade de conteúdo para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não originalidade serão rejeitadas.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem Simpósio de Tecnologia (SITEFA) da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho - SP - Brasil e seguem o padrão de licenciamento Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesse periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Links para acesso ao manual do autor, modelo do artigo e dos slides para apresentação
Modelo dos slides de apresentação
INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS
Os autores deverão estar nas salas temáticas de apresentações com antecedência mínima de 10 minutos ao horário programado.
Os locais e horários de cada apresentação serão disponibilizados até o dia 30 de setembro, no site do evento.
A apresentação do artigo deverá ser oral, por meio de slides/power point (modelo/template disponível no site do evento) e o tempo total é de 10 minutos por artigo.
Será mediada por dois docentes da Fatec Deputado Waldyr Alceu Trigo, de Sertãozinho-SP-Brasil.
Data de apresentação: 03 de outubro de 2025.
Horários:
- Matutino: não haverá apresentações
- Noturno: das 19h às 22h
Quadro 1 – Cronograma para submissão e publicação dos artigos nos anais do VIII Sitefa
FASES
DATAS
PROCEDIMENTOS
RESPONSÁVEIS
1
22/04/2025 a 15/06/2025*
Chamada para submissão dos trabalhos
Conselho Editorial
2
Fluxo contínuo até 15/07/2025
Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial
Conselho Editorial
3
Fluxo contínuo até 15/07/2025
Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo
Conselho Consultivo
Pareceristas
4
Fluxo contínuo até 01/08/2025
Devolução dos trabalhos aos autores para correções
Editora responsável
Desenvolvedor do sistema
5
Fluxo contínuo até 08/08/2025
Devolução dos trabalhos revistos pelos autores
Autores
6
Fluxo contínuo até 15/09/2025
Avaliação final dos trabalhos aprovados
Editora responsável
Desenvolvedor do sistema
7
Até 30 de setembro
Divulgação dos horários das apresentações no site do Sitefa
Editora responsável
Desenvolvedor do sistema
8
03/10/2025
Apresentações dos trabalhos no Sitefa – salas temáticas – período noturno
Autores
Mediação dos docentes
9
Novembro/2025 a Março/2026
Editoração dos Artigos para os anais científicos do Sitefa
Editora responsável
10
Até 31/03/2026
Publicação dos anais
Editora responsável
Desenvolvedor do sistema
Observação: *em caso de prorrogação da submissão, os prazos de cada etapa serão igualmente prorrogados.
Fonte: Comitês organizador e científico do VIII SITEFA (2025)
Equipe editorial
* Informações atualizados dia 27/11/2024
VII Simpósio de Tecnologia da Fatec de Sertãozinho (SITEFA)
2024 – Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil
ISSN on-line: 2675 7540
DOI: 10.33635/sitefa.v7i1
Editora responsável
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Mestra de cerimônia
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Adrielli de Souza e Silva
Prof. Me. Antonio Carlos Muniz Ventura Junior
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto
Prof. Dr. Evaldo Ferezin
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Prof. Dr. Fernando Frachone Neves
Prof. Me. João Paulo Sachetto
Juliana Petri da Rocha David
Profa. Me. Mara Regina Mellini Jabur
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Profa. Me. Marina Claudia Brustello Saran
Prof. Dr. Maurício Angeloni
Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni
Profa. Esp. Raquel Gomes Meirelles
Profa. Dra. Rosamel Melita Muñoz Riofano
Prof. Me. Antonio Carlos Muniz Ventura Junior
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto
Prof. Dr. Evaldo Ferezin
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Prof. Dr. Fernando Frachone Neves
Prof. Me. João Paulo Sachetto
Profa. Me. Mara Regina Mellini Jabur
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Profa. Me. Marina Claudia Brustello Saran
Prof. Dr. Maurício Angeloni
Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni
Profa. Esp. Raquel Gomes Meirelles
Profa. Dra. Rosamel Melita Muñoz Riofano
Comitês de apoio e executor – docentes
Prof. Me. Adriano Marcelo Litcanov
Prof. Dr. Alessandro Fraga Farah
Prof. Me. Alexandre de Souza Fernandes
Prof. Me. Antônio Carlos Muniz Ventura Júnior
Prof. Dr. Avelino Palma Pimenta Júnior
Profa. Me. Brianda Rangel Franscisco
Prof. Esp. Bruno dos Santos Melgarejo Passos
Profa. Me. Cassia Regina Bianchini Teixeira
Prof. Dr. Celso Luiz Franzotti
Prof. Me. Clésio Aparecido Marinho
Prof. Me. Clóvis Santa Fé Júnior
Prof. Dr. Diógenes Bosquetti
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto
Prof. Me. Edmar Lucas Leone
Prof. Me. Edmilson Antonio Sarni
Prof. Dr. Eduardo Luiz de Godoi
Profa. Dra. Eunice Palma
Prof. Dr. Evaldo Ferezin
Prof. Me. Fábio Arruda Massaroto
Prof. Esp. Fernando Henrique Dias
Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Amorim
Profa. Dra. Flavia Vancim Frachone Massa
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Prof. Dr. Fernando Frachone Neves
Prof. Dra. Gabriela Souza Assis Ferreira
Prof. Me. Giancarlo Pessoa de Jesus
Prof. Me. Gilberto Cesar Ortolan Bellini
Profa. Dra. Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro
Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues Cestari
Prof. Dr. Jean Miler Scatena
Prof. Me. João Paulo Sachetto
Prof. Dr. José Roberto Garbin
Prof. Dr. Juliano Endrigo Sordan
Prof. Me. Leandro Momente Almada
Prof. Me. Leandro Vila Torres
Prof. Me. Lucas Henrique dos Santos
Prof. Me. Luciano Bergamo
Prof. Me. Luis Carlos Geron
Prof. Dr. Luiz Rodrigo Bonette
Profa. Me. Mara Regina Mellini Jabur
Prof. Dr. Marcelo Caetano Oliveira Alves
Prof. Dr. Maurício Angeloni
Profa. Me. Márcia Aparecida Gomes
Prof. Me. Marcelo Martins Laffranchi
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Prof. Me. Mariela Zebian Bassetti Ferreira
Profa. Me. Marina Claudia Brustello Saran
Prof. Me. Mírian Isabel Junqueira Sarni
Profa. Me. Mônica C. Servidoni
Prof. Dr. Odair Silva Soares
Prof. Dr. Omar Maluf
Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni
Prof. Dr. Pedro Augusto Fernandes Pereira
Prof. Dr. Péricles Bosquetti
Profa. Dra. Priscilla de Souza Ferro
Prof. Me. Renato Leandro Taguchi
Prof. Dr. Richardson Leandro Nunes
Prof. Dr. Rodrigo Ricardo
Profa. Me. Roberta Angela da Silva
Profa. Dra. Rosamel Muñoz Riofano
Prof. Esp. Rogério Ap. Miranda
Profa. Me. Silvânia Soares da Silva Santos
Profa. Dra. Simoni Maria Gheno
Profa. Me. Solange Pereira dos Santos Farah
Prof. Me. Vanderlei Luiz Daneluz Miranda
Profa. Me. Valeria Aparecida Martins Ferreira
Prof. Esp. Wagner da Silva Ribeiro
Prof. Me. Wesley Soares Camargo
Comitês de apoio e executor – funcionários
Adrielli de Souza e Silva
Bruno dos Santos Melgarejo Passos
Juliana Petri da Rocha David
Lucimeire Munari Kustro
Raquel Gomes Meirelles
Comitês de apoio e executor – alunos
Joicielle Claudio dos Santos
Talita Caroline Luz
Comitê moderador das palestras e mesa redonda
Prof. Dr. Alessandro Fraga Farah
Prof. Me. Clesio Aparecido Marinho
Prof. Me. Clóvis Santa Fé Júnior
Prof. Dr. Evaldo Ferezin
Prof. Esp. Fernando Henrique Dias
Profa. Dra. Flavia Vancim Frachone Massa
Prof. Dra. Gabriela Souza Assis Ferreira
Prof. Dr. Gustavo Coser Monteiro Dias
Prof. Me. Gilberto Cesar Ortolan Bellini
Profa. Dra. Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro
Prof. Dr. Jean Miler Scatena
Prof. Dr. Juliano Endrigo Sordan
Prof. Me. Leandro Vila Torres
Prof. Me. Luis Carlos Geron
Profa. Me. Márcia Aparecida Gomes
Prof. Me. Marcelo Martins Laffranchi
Profa. Me. Marina Claudia Brustello
Prof. Me. Mírian Isabel Junqueira Sarni
Prof. Dr. Odair Silva Soares
Prof. Dr. Omar Maluf
Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni
Prof. Dr. Pedro Augusto Fernandes Pereira
Prof. Esp. Rogério Ap. Miranda
Profa. Me. Silvânia Soares da Silva Santos
Prof. Esp. Wagner da Silva Ribeiro
Prof. Me. Vanderlei Luiz Daneluz Miranda
Comitê mediador das apresentações dos artigos
Profa. Me. Brianda Rangel Francisco
Prof. Dr. Fernando Frachone Neves
Prof. Dr. Gustavo Coser Dias
Prof. Me. Luciano Bergamo
Prof. Dr. Odair Silva Soares
Prof. Esp. Rogério Ap. Miranda
Comitê avaliador dos pôsteres (resumo simples)
Prof. Me. Edmar Lucas Leone
Profa. Me. Silvânia Soares da Silva Santos
Cerimonial de abertura
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Prof. Dr. Maurício Angeloni
Cerimonial de encerramento
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Prof. Dr. Fernando Frachone Neves
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Pareceristas (internos e externos) – avaliadores dos artigos
Prof. Dr. Adauto Luiz Carrino
Prof. Me. Adriano Marcelo Litcanov
Prof. Me. André Luís Assumpção
Prof. Dr. Alessandro Fraga Farah
Prof. Me. Daniel Rodrigues de Sousa
Eng. Esp. Dejaime Pereira da Silva
Prof. Me. Edmar Lucas Leone
Profa. Esp. Fabiana Theodoro de Souza Bueno
Prof. Dr. Guilherme Santos Vacchi
Prof. Dr. Gustavo Coser Monteiro Dias
Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues Cestari
Prof. Me. João Paulo Sachetto
Prof. Esp. Jorge Luis Sarapka
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Profa. Me. Marina Claudia Brustello Saran
Prof. Me. Mariela Zebian Bassetti Ferreira
Prof. Me. Nelson Luis de Souza Corrêa
Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni
Profa. Dra. Patrícia Cristina de Lima
Prof. Dr. Ricardo Zerinto Martins
Prof. Dr. Rodrigo Ricardo
Profa. Me. Roberta Angela da Silva
Profa. Me. Silvânia Soares da Silva Santos
Profa. Dra. Simoni Maria Gheno
Prof. Esp. Wagner da Silva Ribeiro
Sistema on-line OJS de submissão e tramitação dos artigos
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto – desenvolvedor
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério – administradora
Site
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto – desenvolvedor
Revisora geral e das Normas Técnicas da ABNT
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Capa, folha de rosto e sumário
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Profa. Me. Marina Claudia Brustello Saran
Projeto gráfico, diagramação e editoração
Prof. Esp. Eder Carlos Salazar Sotto
Profa. Dra. Maria Aparecida Bovério
Desenvolvimento de artes
Adrielli de Souza e Silva
Profa. Me. Marina Claudia Brustello Saran
Profa. Esp. Raquel Gomes Meirelles
Programação – palestras, minicursos, mesa redonda e eventos culturais
Disponível em: https://publicacoes.fatecsertaozinho.edu.br/sitefa/programacao7sitefa
Inscrições
Disponível em: https://www.even3.com.br/vii-sitefa-506046/