ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
percepções dos estudantes de Gestão Empresarial da Fatec-Sertãozinho sobre a importância e aplicabilidade de modelos
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v5i1.195Palavras-chave:
Organização, Sistemas e Métodos, Percepção, Teoria, PráticaResumo
O objetivo deste artigo foi analisar as percepções dos alunos e alunas do curso de Gestão Empresarial da Fatec-Sertãozinho sobre a importância dos conceitos estudados na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos na realidade das empresas em que trabalham ou almejam trabalhar. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, compreendeu os seguintes métodos de pesquisa: na primeira fase, utilizou-se a revisão bibliográfica com o propósito de analisar na literatura o que autores e pesquisadores trazem sobre conceitos, processos e ferramentas disponíveis em OSM; discutiu-se, também nesta etapa, sobre a dissociação entre teoria e prática, que vem ocorrendo nas diversas formações, e quais efeitos essa dicotomia pode acarretar no futuro profissional dos formandos; no segundo momento, foi enviado questionário aos alunos e alunas que compunham o público-alvo da pesquisa, com o intuito de se colher informações sobre suas percepções em relação à importância da disciplina de OSM para as empresas. Os resultados obtidos indicaram que tal importância é compreendida pela maioria dos estudantes, mas que a aplicabilidade dos conceitos ainda ocorre em meio difuso. Pode-se concluir que novas pesquisas nessa área são fundamentais para se compreender os caminhos de extensão entre a faculdade e as empresas, amenizando os efeitos da dissociação entre teoria e prática.