AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP

estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramo de tintas

Autores

  • Alessandra Soares Farini Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Mococa – São Paulo – Brasil
  • Luciano Bergamo Prof. Me. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Mococa – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.52

Palavras-chave:

ERP, Gestão, Implantação, Integração, Customização

Resumo

ERP é o planejamento dos recursos da empresa, onde é possível integrar os dados e processos de todos os departamentos em uma única plataforma agilizando processos e eliminando falhas. A empresa do estudo de caso enfrentava inúmeros problemas com o seu antigo ERP, que não se adequava mais às suas necessidades, apresentava falhas e dificuldades de processamento de dados cada vez maiores. Este ERP funcionava desde 2003 e, com o passar do tempo e a falta de atualização, o ERP tornou-se obsoleto. Surgiu então a preocupação de como a empresa poderia solucionar as falhas apresentadas pelo o antigo sistema. Diante desta situação, a empresa optou em selecionar e implantar um novo ERP. O objetivo do trabalho é estudar o processo de cotação, análise e escolha de um novo ERP que se adequasse ás necessidades da empresa. A metodologia utilizada é o resultado de um estudo de caso, onde buscou-se compreender as decisões tomadas pela organização durante o processo de implantação do ERP escolhido. Com o novo sistema foi possível eliminar falhas nos processos de todos os departamentos e tornou a empresa mais organizada. O novo ERP ofereceu melhorias expressivas na execução dos processos operacionais e passou a oferecer informações precisas para a tomada de decisões.

Publicado

20/12/2019

Como Citar

Farini, A. S., & Bergamo, L. (2019). AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP: estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramo de tintas. SITEFA, 2(1), 490–502. https://doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.52

Edição

Seção

Produção / Sistemas integrados de gestão

Métricas