PLANO DE CARREIRA DO CENTRO PAULA SOUZA COMO FERRAMENTA PARA INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES NA ETEC “JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA”
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.111Palavras-chave:
Plano de Carreira, Centro Paula Souza, Qualificação Docente, Evolução Funcional, Benefícios no Contexto EscolarResumo
A qualificação amplia as possibilidades de atuação dos profissionais e, no ambiente escolar, tem reflexo imediato sobre a qualidade do ensino e das relações institucionais. O estabelecimento de Plano de Carreira é uma ferramenta poderosa no incentivo à busca constante por qualificação. A finalidade desse estudo foi analisar as mudanças ocorridas no período entre 2014 e 2019 na ETEC “José Martimiano da Silva”, em Ribeirão Preto, após a estruturação do Plano de Carreira do Centro Paula Souza. A pesquisa foi embasada em levantamentos quantitativos fornecidos pela diretoria de serviços, acadêmica e coordenação pedagógica da unidade escolar. Foi possível evidenciar quantitativamente a busca por qualificação dos docentes e demonstrar a importância da aprendizagem continuada na vida profissional e pessoal deles; assim como traçar uma relação da evolução de suas formações com a qualidade de ensino, maior relação e envolvimento com os projetos da unidade escolar. Os resultados mostraram um significativo aumento no número de professores que se especializaram e/ou se tornaram mestres. A qualificação dos docentes também se refletiu na satisfação profissional e, consequentemente, no crescimento, qualidade e linearidade dos resultados obtidos pelos alunos e pela instituição.