O PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DO CONSUMIDOR EM UMA LOJA DE ROUPAS CASUAIS
DOI:
https://doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.165Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Consumo, Varejo, Segmento de ModaResumo
O objetivo central da presente pesquisa é compreender o comportamento de compra de consumidoras de uma loja de roupas casuais, localizada no interior do estado de Minas Gerais, assim como investigar o nível de satisfação das clientes com a loja (localização, infra-estrutura, atendimento, etc). Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória. Para o desenvolvimento da mesma, realizaram-se 06 entrevistas com clientes da referida loja, seguindo-se um roteiro de entrevista semi-estruturado, contendo 19 questões. Os principais resultados apontam que: (a) as consumidoras entrevistadas seguem os perfis de lojas para acompanhar o que está na moda e o que tem sido usado, mas não seguem exatamente as últimas tendências, comprando de acordo com o que gostam e suas necessidades;(b)todas as entrevistadas valorizam a comodidade das compras pela internet, mas a maioria ainda prefere a compra na loja física, o que não deixa de ser muito importante estar presente nas redes sociais, acompanhado o que está acontecendo e também postando as novidades, uma vez que as consumidoras têm o hábito de visualizar as roupas divulgadas na Internet e ir até a loja para experimentar e comprar; (c) na maioria das respostas, as compras de roupas e acessórios acontecem por impulso e muitas vezes as consumidoras não vão às compras com um modelo pré-definido; (d) em relação às perguntas específicas sobre a loja, as consumidoras gostam muito do estilo de roupa oferecido e as consideram lindas, mas não inovadoras e diferenciadas; um estilo mais básico e casual.